Cientistas descobrem molécula que impede metástase do câncer de pele

Cientistas do Departamento de Oncologia Experimental do Instituto Europeu de Oncologia, que fica em Milão, na Itália, fizeram uma descoberta importantíssima pra medicina: uma molécula de RNA capaz de bloquear o avanço de câncer de pele.

Liderados por Luisa Lanfrancone e Pier Giuseppe Pelicci, os cientistas conseguiram demonstrar como essa molécula de RNA trabalha no impedimento da disseminação metastática do melanoma, um dos mais agressivos tipos de câncer de pele.

Os resultados do estudo promissor desta incrível descoberta foram publicados na revista científica Embo Reports.

Além disso, os cientistas também descobriram que existem dois tipos de células nos melanomas do câncer de pele, as proliferativas e invasivas. Nos melanomas ainda em estágio inicial, predominam as células em proliferação.

À medida que o melanoma cresce, algumas dessas células em proliferação tornam-se invasivas, fazendo com que o tumor migrem para tecidos distantes.

“Descobrimos que, no melanoma em estágio inicial, aquele em que se reproduzem, mas não formam metástases, é mantido por um RNA não codificador longo específico, denominado TINCR”, disse Marine Melixetian, uma das autoras do estudo publicado.

“Agora estamos trabalhando ativamente para transformar essa descoberta em um benefício para os pacientes. Estamos seguindo duas direções. Queremos primeiro entender se os níveis de TINCR no tumor determinam se o paciente de desenvolver metástases e, em caso afirmativo, usar essas informações para direcioná-lo a terapias preventivas”, concluiu Pier Giuseppe Pelicci.

Com informações Instituto Europeu de Oncologia e Pozitizie
Foto: reprodução Pozitizie



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui