Chamada antes de Cracolândia no RJ, lugar vira horta e ajuda 800 famílias na pandemia

Uma notícia maravilhosa pra gente compartilhar! A Horta Comunitária de Manguinhos, no Rio de Janeiro, vem sendo a principal fonte de alimento para cerca 800 famílias carentes que vivem na região. O local, que um dia foi conhecido como Cracolância, agora é motivo de orgulho para uma comunidade inteira.

A horta já ganhou o título de maior da América Latina por ocupar uma área equivalente a nada menos que quatro quadras de futebol. No local existem cultivos de quiabo, batata-doce, couve e hortaliças, tudo orgânico.

A horta de Manguinhos começou em 2013, fazendo parte do Programa Hortas Cariocas, uma iniciativa da Prefeitura do Rio, criada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital carioca.

As famílias beneficiadas recebem cada uma suas cotas de alimentos, mas estão livres para pedir mais, caso seja necessário por algum motivo. Alguns moradores em situação de rua que também podem ir até o local receber ajuda.

“Eu recebo doações desde quando a horta surgiu. Além do que recebo, sempre que falta algo em casa eu vou lá pedir e eles me dão. Agora na pandemia eu estou precisando ainda mais porque todo mundo está em casa e tem sido ainda mais difícil”, conta Francisca de Souza, de 52 anos, e uma das moradoras que recebe ajuda.

A Horta Comunitária de Manguinhos, conta com o trabalho de 21 pessoas. Todas são residentes da região e tiram seu sustento exclusivamente do projeto.

Durante a pandemia, o programa precisou reduzir o número de funcionários, garantindo a segurança de todos os envolvidos sem deixar de ajudar a comunidade.

Os alimentos da horta são livres de agrotóxicos.

Semanalmente, a associação também se reúne para distribuir parte dos alimentos às famílias mais carentes. E outra parte é separada para ser vendida no local a preços simbólicos que varia entre R$ 0,50 a R$ 1.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, todos os usuários de drogas que viviam na região foram encaminhados para abrigos da cidade.

Que notícia boa pra gente compartilhar, hein?

Com informações do Extra Online
Foto: reprodução



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui