Brasileiro desenvolve sistema de baixo custo que filtra microplásticos encontrados na água

O papel que deveria ser bem executado pelos centros de abastecimentos de água nem sempre funciona, com a qualidade das nossas torneiras ainda tendo resíduos de microplásticos, substâncias que, consumidas involuntariamente por um longo período são prejudiciais ao nosso organismo porque carregam metais pesados, nocivos pra qualquer vida.

Pensando em melhorar a qualidade da água, o estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de Itajaí, Santa Catarina, desenvolveu um sistema de filtragem 100% eficiente para reter microplásticos encontrados na água.

O sistema teve um reconhecimento positivo tão grande – ainda mais por ser baixo custo de produção que agora será adotado por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 70% do abastecimento das cidades de Itajaí e Navegantes.

Com a criação, o jovem estudante também foi selecionado para a final da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Gabriel explicou como funciona o seu sistema:

“Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água. O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon de abertura de 300µ. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”.

Além disso, o estudante também explicou que o mecanismo pode ser facilmente implantado em estações de tratamento de água e o seu custo é baixo mesmo: apenas R$ 450.

Todo o projeto de Gabriel teve o auxílio dos seus professores, Fernanda e Lenon. Claro que eles ficaram orgulhosos do aluno e estão na torcida para que Gabriel vença o concurso.

A lista de projetos finalistas da 19ª edição da Febrace já está acontecendo, tendo começado dia 15 de março e indo até o próximo dia 27, tudo de forma virtual.

Durante o evento, os projetos finalistas ficarão disponíveis ao público por meio da plataforma do próprio Febrace.

Com informações Diarinho
Foto: arquivo pessoal



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui