Brasil facilita documentação para venezuelanos imigrantes viverem no país

O Brasil decidiu facilitar a documentação para venezuelanos que queiram permanecer e trabalhar no país. A mudança já foi publicada na última quinta, 25, em portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além de facilitar os documentos, a portaria também está simplificando a análise de processos migratórios de venezuelanos aqui no país.

Desde 2019, o governo brasileiro trabalha em busca de medidas para auxiliar imigrantes que vêm da Venezuela, considerando a situação caótica do país, que passa por uma séria crise socioeconômica e também política.

Com as novas regras, os venezuelanos poderão apresentar documentos de identidade ou passaporte com data de validade expirada para se regularizarem aqui no Brasil.

Basta fazer um requerimento à Polícia Federal, que reconhecerá a possibilidade de renovação dos documentos, sem multas ou qualquer outro tipo de implicação legal.

Há também uma regra para ajudar e muito crianças que vieram para o Brasil até os 9 anos de idade, acompanhadas de um dos pais. O responsável pode agora apresentar certidão de nascimento da criança para obter a autorização de residência e, consequentemente, permissão para trabalhar.

Além da Venezuela, a portaria prevê as mesmas regras para imigrantes que venham da Guiana e de Suriname.

Com informações Rondônia Dinâmica
Foto: Ricardo Moraes / Reuters



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui