Organização Mundial do Comércio tem pela 1ª vez na história uma mulher como diretora

A economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala é agora a nova diretora-geral da OMC, Organização Mundial do Comércio. É a primeira vez na história que uma mulher fica no comando da entidade.

Com a nomeação, anunciada no último dia 15, a Dra. Okonjo-Iweala faz também faz história por ser primeira africana a liderar a OMC, instituição que regula as ações comerciais de 164 nações, incluindo do Brasil.

Okonjo-Iweala tem 66 anos e já havia sido nomeada duas vezes ministra das Finanças da Nigéria – ela também foi a primeira mulher a comandar o ministério no país africano.

A nova diretora-geral da OMC começou sua carreira no Banco Mundial, em 1982, onde fez carreira trabalhando por 25 anos.

Recentemente, Okonjo-Iweala presidiu a Aliança Global para Imunização e Vacinação (GAVI, na sigla em inglês) e liderou um dos programas da OMS na luta contra a pandemia.

Até hoje, a Organização Mundial do Comércio, criada em 1995, havia sido dirigida apenas por homens, sendo seis: três europeus (um irlandês, um italiano e um francês), um neozelandês, um tailandês e até um brasileiro.

A OMC estava sem liderança desde que o brasileiro Roberto Azevêdo deixou o cargo em agosto do ano passado, durante a pandemia, sendo que ainda restavam um ano para o término do seu mandato.

Ngozi Okonjo-Iweala assume o cargo em seu lugar a partir do início de março.

Com informações Sputnik
Foto: divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui