OMS autoriza vacina de Oxford em uso emergencial e Brasil receberá 10 milhões de doses

A Organização Mundial da Saúde (OMS), autorizou na última segunda, dia 15, o uso emergencial do imunizante para o mundo inteiro. Com isso, estima-se que o Brasil deverá receber algo em torno de 10,6 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, pelo consórcio Covax, antes de junho.

Na prática, a decisão da OMS permitirá que as vacinas sejam distribuídas pelo programa Covax Facility – iniciativa da própria entidade para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso mais rápido e equitativo às vacinas contra o vírus, segundo informou a AgênciaBrasil.

“Hoje é um dia pra renovarmos a esperança no controle da pandemia. A OMS autorizou o uso emergencial das duas versões da vacina da Oxford AtraZeneca, dando sinal verde para que a vacinação comece mundialmente pelo Covax”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus durante coletiva.

“Temos agora todas as ferramentas para a distribuição rápida das vacinas. Mas ainda precisamos aumentar a produção e continuamos a pedir aos desenvolvedores de vacinas que enviem seus dossiês a OMS para a revisão, ao mesmo tempo em que enviam para os países de alta renda”, acrescentou o diretor-geral da OMS.

Até o momento, a OMS só havia aprovado o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech no mundo.

A autorização para o uso da vacina da AstraZeneca ocorreu quatro semanas após a entidade ter recebido o dossiê completo com os estudos sobre o imunizante, assim como os planos de gestão de risco e adequação das cadeias de refrigeração dos fabricantes do imunizante em questão.

Com informações AgênciaBrasil
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui