Em Moscou, na Rússia, a vacina usada contra Covid-19 está sendo dada para qualquer pessoa. Exatamente, você leu errado. Até mesmo turistas estão sendo vacinados por lá, e quem for tomar a dose ainda ganha um delicioso sorvete de chocolate como brinde.

Essa iniciativa diferente faz parte do ambicioso programa do país de “vacinação em massa”, que anunciado mês passado pelo presidente Vladimir Putin.

O posto principal de vacinação é fica na Praça Vermelha e agora virou um ponto turístico completamente diferente do habitual.

A vacina russa Sputnik V está disponível por lá desde o último dia 18 de janeiro. Mas para alguns grupos de risco, incluindo médicos e assistentes sociais, a vacinação já havia começado em dezembro de 2020.

Pelo menos 100 hospitais aplicam a vacina na capital russa, além dos pontos de vacinação que incluem centros comerciais e até uma casa de ópera como local de vacinação.

“Eu nem sabia que havia tantos estrangeiros vivendo em Moscou”, diz Sofia Markova, enquanto distribui sorvete aos turistas depois de vacinados.

Para a Rússia, o lançamento da vacina é uma questão inclusive de orgulho nacional. São duas vacinas registradas no país e uma terceira já está a caminho.

A vacina russa também está presente em vários países fora da da União Europeia, como Argentina e Sérvia. No Brasil, a vacina está aguardando aprovação da Anvisa.

Com informações G1
Foto: Ruptly / Reuters

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here