Estudo científico revela que uma maçã por dia pode reduzir chances de Alzheimer

Uma recente pesquisa revelou que compostos naturais encontrados na casca e na polpa das maçãs podem reduzir o risco de desenvolver Alzheimer e outras formas de demência nas pessoas.

O estudo foi conduzido por especialistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas (DZNE) em Bonn, Alemanha.

Os cientistas descobriram que altas concentrações de compostos existentes em maçãs, conhecidos como fitonutrientes, acabando estimulando a criação de neurônios – células responsáveis pela nossa memória – num processo denominado neurogênese.

Dois compostos – a quercetina na casca da maçã e o ácido diidroxibezóico (DHBA) na polpa da maçã – resultaram em novos neurônios no cérebro de camundongos, em testes realizados em laboratório.

“Uma maçã por dia mantém o médico longe – pode haver alguma verdade nessa frase”, dizem os pesquisadores no artigo, publicado na revista científica Stem Cell Reports.

“Neste estudo, demonstramos que as maçãs contêm compostos pró-neurogênicos, tanto na casca quanto em sua polpa”, acrescentam.

O estudo ainda mostrou que células-tronco cultivadas em laboratório, partindo de cérebros de camundongos adultos, geraram mais neurônios e foram protegidas da morte celular quando quercetina ou DHBA foram adicionados.

Além disso, testes subsequentes em ratos revelaram que em estruturas distintas do cérebro adulto associadas ao aprendizado e à memória, as células-tronco se multiplicaram, gerando ainda mais neurônios, quando os ratos receberam altas doses de quercetina ou DHBA em seu organismo.

Os cientistas também examinaram os efeitos do suco de maçã concentrado em ratos e constaram que suplementação em 3 semanas não teve efeito sobre a neurogênese.

“Dado que a concentração de quercetina no suco de maçã é muito baixa (abaixo de 2 mg / litro) … concluímos que esta é provavelmente uma concentração insuficiente de fitoquímico ativo para modular a neurogênese”, contou a equipe.

Vamos torcer para que esse estudo avance e que seja realmente viável para nós seres humanos.

Com informações Daily Mail
Foto: reprodução Daily Mail



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui