Cientistas descobrem anticorpo que impede que câncer se espalhe: muitas vidas serão salvas

Pesquisadores italianos fizeram uma descoberta que pode salvar milhões de vidas ao encontrarem um anticorpo capaz de impedir que o câncer se espalhe. Um enorme e maravilhoso passo pra medicina.

O resultado da pesquisa foi publicado na conceituada revista científica Oncogene em janeiro deste ano, e mostra que os cientistas chegaram a um anticorpo monoclonal chamado Volociximab. O anticorpo bloqueou a metástase óssea após o tratamento do câncer de mama.

O estudo internacional foi conduzido pelo italiano Dr. Francesco Pantano, que trabalha na Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico da Universidade de Roma.

A alta taxa de eficácia da ação do anticorpo foi comprovada em vários testes de laboratório realizados.

A descoberta do grupo de pesquisadores internacional abre caminho para uma nova perspectiva terapêutica de tratamento que afeta um aspecto do processo de metástase nunca explorado até agora pela medicina moderna.

O Dr. Pantano, explicou sobre a segurança do tratamento:

“A proteína alfa 5 é o ‘gancho’ com o qual a célula cancerosa se liga à fibronectina, que está altamente presente no microambiente ósseo. Ele é bloqueado pelo Volocixamab, que fica no caminho das duas moléculas e impede que o tumor se espalhe para o osso. O resultado é muito promissor também porque o medicamento a partir do anticorpo é seguro, já foi testado e não é tóxico ”.

Os resultados obtidos aconteceram graças ao trabalho de vários grupos de pesquisas da qual fazem parte os professores Giuseppe Tonini e Daniele Santini – que também colaboraram com o prof. Philippe Clézardin do Inserm de Lyon e também graças ao trabalho dos grupos de pesquisa do Institut Curie de Paris e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

“Nosso esforço é entender melhor os diferentes mecanismos biológicos para oferecer aos pacientes tratamentos cada vez mais direcionados”, concluiu o Dr. Francesco Pantano.

A entrevista completa com o professor está abaixo:

Com informações Pozitizie e Unicampus.it
Foto: Universidade de Roma



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui