USP cria e desenvolve teste pra Covid mais barato e que mostra resultado em 10 minutos

Pesquisadores da USP, a Universidade de São Paulo, criaram e desenvolveram um teste tão popular e barato que é capaz de detectar Covid-19 em apenas 10 minutos.

Chamado obviamente de “Teste Popular de COVID-19”, ele poderá ser vendido por cerca de R$ 30 assim que o registro Anvisa for concedido. O preço médio de outros testes similares no mercado gira na casa dos R$ 140.

O teste foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker, com apoio da FAPESP.

O dispositivo funciona de forma semelhante à dos testes rápidos já disponíveis nas farmácias atualmente.

Ao analisar uma gota de sangue do usuário, o teste identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da doença (que acontece em média dez dias após o início dos sintomas).

Quando isso acontece, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor do teste.

“Quanto mais anticorpos há no sangue, mais forte é o tom de vermelho das bolinhas. Por esse motivo, acreditamos que o teste também poderá ser usado para monitorar a resposta da população às vacinas. Sabemos que nem todo mundo desenvolve imunidade protetora após se vacinar e também que o nível de anticorpos diminui com o tempo”, explicou um dos pesquisadores.

“Todos os insumos usados no dispositivo são produzidos no Brasil, o que contribui para reduzir o custo. Trabalhamos em turno dobrado para finalizar o trabalho em apenas quatro meses”, comentou o coordenador do Laboratório de Bioeletroquímica e Interfaces da USP.

O teste foi desenvolvido pelas alunas da USP Karla R. Castro e Isabela A. Mattioli. Parabéns, mulheres!

Com informações da AgênciaFapesp
Foto: Karla Castro / USP



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui