Melhores ideias de Temas para TCC Pedagogia

Normalmente, seja na graduação ou na pós-graduação, o trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC, é um assunto que que causa arrepios de ansiedade na maioria dos alunos. Isso acontece muito porque é um projeto que se realiza no final de todo um trajeto acadêmico. A escolha do tema a ser desenvolvido é uma das primeiras decisões que devem ser feitas nesse processo do TCC e é comum que você não saiba o que fazer, a quem recorrer ou onde investigar.

Para isso e pensando especificamente nos alunos de pedagogia e temas relativos à educação, preparamos uma lista de dicas de como formular um tema de tese que será de grande utilidade para você e mostramos diversos exemplos de temas de TCC pedagogia. Claro que pagar alguém para te ajudar pode ser uma opção, mas se você for fazer sozinho, siga estas dicas abaixo!

Em primeiro lugar, algumas dicas de ouro!

Reveja os assuntos

Procure revisitar todos os assuntos que você aprendeu e viu nas aulas ao longo de todo o seu curso. Assim, você poderá encontrar um tema do seu agrado e que possa tratar com conforto. Idealmente, o tópico deve estar relacionado a uma parte da pedagogia que você gosta e domina de certa forma, para que se sinta mais confortável em trabalhar com aquilo.

Defina um problema

Essa é uma das partes mais importantes de um TCC. Assim como, é claro, sua solução: quando você trabalha em uma empresa e detecta um problema para o qual pode sugerir uma solução, essa é a forma natural ou mais fácil de isso acontecer. No entanto, se você está fazendo um TCC ou trabalho acadêmico, você precisa ir atrás desse problema. Conversar com alguns professores ou especialistas que podem sugerir problemas atuais também é uma opção.

Identifique fenômenos sobre esse problema

Depois de pensar sobre os problemas, você deve identificar os fenômenos individuais que ele contém. Se você pensou sobre o que lhe interessa, agora é sua vez de identificar esses eventos ou fenômenos específicos. O truque é ir descendo até as especificidades até chegar às variáveis.

Faça consultas em espaços acadêmicos

Consulte publicações, revistas, teses que se relacionem com a pedagogia no geral. Descubra quais materiais você possui na biblioteca de sua instituição ou cidade. Lembre-se de que as fontes de pesquisa que você escolher devem ser atuais. Se você usar bibliografia antiga, sua tese será antiquada e não dará uma contribuição substancial. No caso das estatísticas, recomendamos que você nunca use aquelas que são válidas por mais de dez anos.

Pense na inovação na sua contribuição com a área

Seu TCC deve ser sobre um tema interessante e inovador que contribua para a resolução de problemas, a contribuição de novos conhecimentos e seja útil para a sociedade. Recomendamos que seu trabalho final seja uma contribuição para sua carreira profissional. Portanto, você pode fazer pesquisas que mais tarde se prestarão a escrever um livro sobre o assunto ou concluir um projeto. Faça com que as pessoas se orgulhem de você por ter se formado!

Certifique-se de usar bibliografia atual e relevante

Imagina você vai escrever um livro sobre física e fala sobre um monte de ideias de Newton, debatendo desdobramentos de sua teoria que já foram abordados por outros estudiosos ao longo dos séculos de conhecimento que foram acumulados depois do físico inglês? A mesma coisa ocorre na pedagogia: por mais que existam autores que servem como alicerce para os demais, você deve levar em conta todo o debate acadêmico que tem sido travado sobre o assunto em questão até os dias atuais.

Cuidado com os trabalhos de campo

No caso de fazer trabalho de campo, selecione uma amostra com a qual você não tenha dificuldades para trabalhar (valide suas possibilidades econômicas e acessibilidade aos locais de estudo). Lembre-se também de que é um investimento na sua educação, portanto, se você tiver recursos, o conselho é selecionar a melhor amostra para o seu trabalho, mesmo que seja uma viagem, etc.

Preparando um TCC e definindo seu tema passo a passo

Depois de selecionar o tema do estudo, você ainda deve concluir uma série de etapas para iniciar a investigação. Conheça-os abaixo.

1. Escreva um título
O título deve resumir o tema que o trabalho conterá. Precisa ser concreto, limitado e claro.
2. Defina o problema
Normalmente, após o título, há uma seção que descreve o problema a ser avaliado, relacionada ao tema central. Ao fazer essa abordagem, lembre-se de que, se não houver problema, não há necessidade de estudar.
3. Faça uma hipótese
Por meio de um ou mais argumentos, você deve descrever tudo o que o problema de pesquisa envolve.
4. Estabeleça uma metodologia
Neste ponto, você decide quais ferramentas usará: pesquisas, trabalho de campo, grupos de foco, pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, estudos de mercado, etc.
5. Exemplos de temas de TCC para pedagogia

Confira abaixo alguns temas interessantes que pensamos para ajudar a inspirar você a ter boas ideias para seu trabalho. Pense também na possibilidade de conseguir se inscrever em projetos como o Prouni, dependendo do tema que for escolher:

• Temas relativos à pedagogia empresarial, isto é, ao ramo da pedagogia que fala sobre o aprendizado dentro das empresas, como levar a cabo este tipo de prática, como funciona, etc.
• Temas relativos à importância das brincadeiras e jogos na aprendizagem de crianças e/ou adultos, relacionando o prazer e a diversão a um aprendizado mais rápido e rico.
• Adaptação de bebês e crianças de faixas etárias muito baixas a ambientes como escolas e creches, sua adaptação social e como se dá o aprendizado nestes ambientes, em comparação à aprendizagem em casa, sem o convívio com muitas pessoas diferentes da família.
• Como lidar com maus alunos e o fracasso nos estudos?
• Como lidar com crianças com dificuldades específicas ou mesmo problemas cognitivos específicos, e como se dá o processo de aprendizagem em um caso em particular.
• Processo de alfabetização, aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em LIBRAS ou Braille.
• Como ensinar, debater e tratar de maneira geral a política, a ideologia e os debates de cunho político-ideológico nas escolas entre as crianças, jovens e adolescentes.

***
Photo by Lala Azizli on Unsplash



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui