Jovem de 23 anos inventa aparelho que detecta câncer de mama em casa

Essa jovem espanhola, de apenas 23 anos, realizou um feito de suma importância para todas as mulheres: um aparelho capaz de detectar o câncer de mama em casa e, por conta disso, recebeu o Prêmio Internacional James Dyson Award pela sua brilhante invenção.

O prêmio é destinado para jovens engenheiros e foi concedido a Judit Giró Benet que criou e desenvolveu a “The Blue Box”, uma caixa azul que consegue detectar de forma preventiva a doença e de forma bastante prática.

Pra isso, a caixa inovadora de Judit usa apenas uma amostra de urina e e um algoritmo de IA – Inteligência Artificial para detectar ou não a presença do câncer de mama.

Como um em cada três casos de câncer de mama é detectado tardiamente, Judit espera que sua invenção salve muitas vidas ao tornar o diagnóstico mais rápido e acessível para todas as mulheres.

Judit conta que sempre se interessou pela área de engenharia biomédica:

“Um dia, quando eu tinha 15 anos, fui com um dos meus professores para uma exposição de aptidões profissionais e ouvi alguém palestrar sobre engenharia biomédica. Ouvir isso fez com que eu me apaixonasse, mas eu sabia que teria que estudar muito”, contou.

O diagnóstico de câncer da própria mãe foi a maior inspiração para Judit na criação da Blue Box.

Após criar o aparelho, Judit está a um passo de seu grande sonho: ver a “The Blue Box” ser vendida em todos os lugares por apenas 60 dólares, cerca de 300 reais.

E o prêmio recebido recentemente vai ajudá-la nesta missão.

“Além disso, o prêmio em dinheiro nos permitirá patentear o produto. E se formos patenteados, somos capazes de lançar aos investidores. Portanto, em vez de levar dois anos, levará meio ano. É uma grande diferença”, comemorou a jovem.

Atualmente, a jovem cientista trabalha no aperfeiçoamento da caixa na Universidade de Irvine, localizada no estado da Califórnia.

Ela está fazendo ensaios clínicos com a caixa e a expectativa é de que em breve ela receba aprocação do FDA, a Agência de Medicamentos norte-americana.

Com informações Inspire More
Foto: Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui