Preservar o seu emocional às vezes significa precisar dizer não

não é só possível, como também é constante e você percebe com o tempo, a quantidade de vezes que você vai precisar dizer não. não para preservar o seu emocional, a sua saúde mental e física de forma contundente, porque só assim para algumas entenderem – quando entendem.

e não é não. não é importa a situação afetiva ou de momento. e é libertador ter um não dito em voz alta. em muitos casos e relações, dizer não é o passe de liberdade pro seu espírito definitivamente caminhar com as próprias pernas, sem depender de quem está te manipulando e te fazendo de uma muleta como companhia. às vezes por carência. às vezes por falta de caráter mesmo.

dizer não é também viver e completamente oposto do sentido pessimista que o mundo e algumas pessoas querem dar. principalmente este ano, conseguir a coragem de reunir um não em amor próprio maiúsculo é uma daquelas vitórias de amadurecimento que marcam história.

não dá mais pra continuar assim. não dá mais pra aceitar só esse pouco que oferecem. não dá mais pra concordar com o cenário distorcido e os julgamentos sem responsabilidade que as pessoas fazem umas das outras por puro desinteresse.

o não também é positivo e deveria ser mais praticado. o não abre possibilidade para que você escolha algo diferente no lugar de simplesmente aceitar o que tem. não é descaminho, sim é comodismo.

que saibamos reconhecer o momento de dizer não e que este ano tenha nós ensinado mais sobre isso do que nunca. porque sabemos que, de agora em diante, a batalha para crescer internamente em nossas vidas depende muito mais do que não estamos mais dispostos a aceitar.

não é o início. o sim é uma consequência do que vem a seguir. mantenha o coração erguido e a leveza de pronunciar vários nãos quando algo ou alguém estiver fora de sintonia com quem você é naquele instante. é seu direito sentimental dizer não ao que te incomoda.

Imagem de capa: Tyler Mullins via Unplash



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui