Ele venceu o Nobel da Educação e dividiu o prêmio com os outros finalistas: que alma!

Aos 31 anos, este professor indiano foi o grande vencedor do ‘Global Teacher Prize de 2020, mais conhecido como ‘Nobel da Educação’. Surpreso e muito emocionado ao vencer, o professor não esqueceu dos colegas finalistas e decidiu dividir o seu prêmio com eles.

Ranjitsinh Disale iria receber 1 milhão de dólares, cerca de 6 milhões de reais em premiação. Mas logo após a euforia de ser o vencedor passar, ele afirmou que dividiria 50% do valor ganho com os seus colegas de profissão e também finalistas.

Disale recebeu a premiação por causa do seu trabalho que promove a educação de meninas na Índia e foi o escolhido entre mais de 12.000 indicados, inscritos em mais de 140 países espalhados pelo mundo.

O professor Disale inicialmente não planejava ser professor, mas sim engenheiro de TI. Só depois, já na faculdade, ele notou que a engenharia não estava dando certo como ele esperava e então, seguindo o conselho do seu pai, seguiu a carreira de educador como alternativa.

Durante a faculdade, Ranjitsinh acabou se apaixonando pela área e se convenceu que os professores são os verdadeiros agentes de mudança no mundo e o resto é história.

Ele começou sua trajetória como educador no ano de 2009, em uma escola pública Zilla Parishad da vila de Solapur, no estado de Maharashtra, também na Índia.

A instituição era desprovida de infraestrutura, e ficava espremida entre um curral e um armazém.

A frequência escolar era muito baixa por conta deste e vários outros problemas, isso porque muito dos pais preferiam que os meninos ajudassem em trabalhos domésticos para complementar a renda no lugar de estudar – uma vez que boa parte da população vive abaixo da linha de pobreza mundial (US$ 1,90 diário).

Para as meninas, a educação então nem entre as primeiras prioridades estava. Isso levou Disale a ir pessoalmente até as casas dos alunos para convencer as famílias sobre a importância dos estudos – até como forma de melhorar a situação financeira deles.

Veja a reação emocionante do professor quando anunciado vencedor do prêmio:

Com informações Porvir
Foto: reprodução Global Prize



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui