O poder da Yoga: principais benefícios para o corpo e mente!

Um dos mais respeitados professores de ioga no mundo Iyengar disse certa vez que o Yoga é como a música, o ritmo do corpo, a melodia da mente, e a harmonia da alma, criando a sinfonia de vida.

De fato, não há dúvidas de que hoje em dia o yoga é tão difundido que se tornou quase impossível não conhecer alguém que o pratica. Não é verdade?

Mas você conhece e sabe como o yoga funciona em seu corpo? Saberia dizer o que exatamente significa essa prática realizada por milhões de pessoas em todo o mundo?

A grande verdade é que, a maioria das pessoas ainda acredita que se trata apenas de uma técnica de meditação.

Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, essa prática oferece sim uma série de benefícios tanto para corpo como para mente.

E para descobrir mais detalhadamente quais são os principais benefícios do yoga para o corpo e mente, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.

Vamos lá?

Após a leitura deste artigo você ficará surpreso(a) com quantos benefícios poderá experimentar simplesmente utilizando os acessórios corretos e praticando alguns asanas.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • O coração do Yoga – O que é o Yoga? Entenda sua origem!
  • História do Yoga
  • Principais tipos de Yoga
  • Principais benefícios do yoga para o Corpo e Mente
  • Benefícios do Yoga para o Corpo
  • Benefícios do yoga para a mente
  • Conclusão

O coração do Yoga – O que é o Yoga? Entenda sua origem!

Derivado da palavra yuj, que significa “controlar”, “unir”, “integrar”, a palavra Yoga tem origem no sânscrito.

Basicamente, trata-se de um exercício capaz de integrar mente e corpo em um só.

Acontece que hoje muitos praticantes dessa técnica entendem que ela vai muito além de apenas um exercício físico combinado com respirações.

O Yoga hoje para maioria dos praticantes já é um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz e quietude, colocando você em contato consigo mesmo.

Sua combinação de posturas, exercícios e muita atenção na respiração, por exemplo, traz uma série de benefícios para o corpo e mente.

Porém, para que você possa realmente entender mais profundamente a essência dessa prática é importante que você conheça também um pouco da sua origem.

Entenda agora um pouco melhor a origem dessa prática milenar:

História do Yoga

A prática do Yoga se originou na Índia, mas especificamente no Noroeste da Índia, há cerca de 5000 anos.

Acredita-se que o precursor do Yoga foi Patanjali, conhecido mundialmente como Patanjali Yoga Sutras, o primeiro a compilar os princípios da prática na obra conhecida como Yoga Sutras, provavelmente escrita no séc. II d.C.

Seus textos são divididos em oito ramificações do caminho espiritual, que servem de diretrizes para o crescimento espiritual, a autorrealização.

O seu livro conta com aforismos sobre a prática e a filosofia da yoga e, em seu segundo sutra, o autor define a yoga como “citta vrtti nirodhah”, o cessar das flutuações da mente.

Apesar do seu grande sucesso no mundo inteiro, a arte somente foi introduzida no Brasil em 1936, em um congresso realizado no Rio de Janeiro, iniciando suas atividades a partir de 1952, no bairro carioca de Copacabana.

Finalmente, em 1963, foram formados os principais mestres de yoga do país e criada a Associação Brasileira de Professores de Yoga e a Federação de Yoga do Brasil.

Hoje há muitos métodos diferentes para alcançar o yoga, cada um com suas próprias escolas e filosofias.

A verdade é que a prática vem se adaptando aos costumes e culturas de cada local e época.

A seguir vamos apresentar alguns dos tipos de Yoga mais praticados pelos seguidores dessa filosofia de vida:

Conheça agora os principais tipos de Yoga:

Principais tipos de Yoga

Hatha Yoga

Considerada a modalidade inicial e clássica da prática, a Hatha Yoga foi criada no século 15, na Índia e se popularizou no Ocidente por ser a mais simples e fácil de todos os tipos de Yoga.

Neste caso, por ser considerada a modalidade inicial, a Hatha Yoga é a mais indicada para os iniciantes e também tem o maior número de adeptos pelo mundo todo.

Esse tipo de Yoga, basicamente, tem como foco desenvolver os potenciais individuais como disciplina, compaixão, saúde e autocontrole.

Este tipo de Yoga também atua para fortalecer a essência humana do bem e respeito.

Ashtanga Yoga

A partir do Hatha, foi criado o Ashtanga, mais indicado para quem gosta de desafios e superação

Se hoje o que você procura é uma atividade intensa e que desenvolva sua flexibilidade e seu equilíbrio, então esse tipo é o ideal para você.

Basicamente, o que você precisa entender é que a prática dessa modalidade envolve seis séries de posturas fixas que gradualmente são desenvolvidas, de acordo com o tempo e a capacidade do corpo do praticante em realizar cada uma das posições.

Neste caso, por depender do desempenho de quem a pratica, o Ashtanga não tem um tempo certo para cada uma de suas séries, sendo que em cada etapa o desafio aumenta um pouco mais.

Kundalini Yoga

Se o que você procura é uma atividade em que seu espírito seja trabalhado junto com a mente e o corpo, então experimente o Kundalini.

Kundalini yoga, ou yoga da consciência, é um dos estilos mais tradicionais de yoga.

A prática tem um foco maior na reflexão e no processo individual de cada praticante.

Além disso, a respiração também é muito utilizada em todo o processo, pois no Kundalini acredita-se que, ao unificar a postura e a respiração, os chakras do corpo ficam em equilíbrio.

Neste caso, além de melhorar ansiedade e estresse, a prática também proporciona também um bem-estar físico e emocional.

Raja Yoga

Com foco na espiritualidade, o Raja Yoga atua sobre as emoções e se volta intensamente à meditação e contemplação, autodisciplina e purificação.

Basicamente, a técnica se baseia na intenção de controlar os pensamentos e sentidos, aliviando as tensões do dia a dia por meio da meditação.

Neste caso, a partir do momento que conseguimos controlar a mente, somos capazes de adquirir autoconhecimento, o que ajuda a liberar angústias, medos e frustrações.

Aqui também é importante ficar claro que não há restrições para praticá-lo, sendo acessível para pessoas de qualquer idade, crenças e religiões.

Vinyasa Yoga

Um dos métodos de Hatha Yoga mais praticados no ocidente atualmente, o Vinyasa Yoga é a modalidade mais contemporânea e também é considerado um dos tipos mais bonitos da prática.

Este tipo de Yoga é perfeito para aliviar o estresse e trazer mais tranquilidade na mente.

Basicamente, o que você precisa entender é que a respiração tem um papel importante nessa atividade, pois as posturas acompanham o tipo de respiração.

Você precisará, por exemplo, realizar as posturas seguindo uma determinada sequência de movimentos que, juntos, formam uma coreografia.

O fluxo e o ritmo dos movimentos é o que no final permite uma maior fluidez e continuidade das posições.

Neste caso, assim como o Raja Yoga, a prática também é para todos, sendo acessível para pessoas de qualquer idade, crenças e religiões.

Como já foi possível perceber, o Yoga é uma atividade realmente muito versátil. Não é mesmo?

E hoje podemos dizer que um dos pontos que mais atrai praticantes é justamente esse – poder escolher a modalidade mais focada nos seus objetivos pessoais e obter, ao mesmo tempo, benefícios para o corpo e mente.

Conheça agora alguns dos principais benefícios do Yoga para nosso corpo e mente:

Principais benefícios do yoga para o Corpo e Mente

A prática do Yoga pode trazer uma série de benefícios tanto para o corpo como para mente e, para te ajudar a entender melhor, nos próximos tópicos separamos alguns desses principais benefícios.

Aqui é importante frisarmos que tais benefícios podem ser maiores dependendo do tipo de yoga e a frequência das aulas, juntamente com a dedicação de cada praticante dentro e fora da aula.

Além disso, para praticá-la corretamente, será necessário também providenciar os acessórios considerados essenciais!

Algumas posições poderão ser feitas sem esses acessórios, mas por que não aproveitar os itens que o mercado oferece para tornar a atividade mais prazerosa e confortável?

Conheça agora alguns dos principais benefícios do Yoga para o Corpo e Mente:

Benefícios do Yoga para o Corpo

asomadetodosafetos.com - O poder da Yoga: principais benefícios para o corpo e mente!
Foto de Lucas Pezeta no Pexels

Melhora o condicionamento físico e o promove fortalecimento muscular

O primeiro grande benefício do Yoga para o corpo é a melhora promovida em nosso condicionamento físico.

Já foi comprovado que os exercícios, técnicas e posturas do Yoga podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, a depender, é claro, do estilo e modalidade do Yoga praticado.

Após uma certa frequência das aulas de yoga já podemos perceber, por exemplo, uma maior consciência corporal.

O nosso organismo passa a trabalhar de forma harmônica e equilibrada, além de desenvolvermos um melhor controle em nossa respiração e a postura.

Auxilia na flexibilidade

Outro grande benefício promovido por meio da prática de Yoga é a melhora da nossa flexibilidade.

Hoje sabemos que a elasticidade é a principal capacidade física trabalhada na ioga.

Tal benefício é considerado por muitos com um dos principais benefícios oferecidos pela prática, isso porque a flexibilidade das articulações, tendões e músculos são importantes, por exemplo, para evitar lesões e ainda podem aliviar o desconforto de quem já tem algumas doenças relacionadas.

E exatamente por isso que está é uma atividade muito indicada para quem faz treinos de força e precisa prevenir o encurtamento muscular.

Melhora a postura e alivia as dores no corpo

Como já foi falado anteriormente, a prática do Yoga traz uma maior consciência corporal, permitindo que o nosso organismo possa trabalhar de forma mais harmônica e equilibrada.

Como a prática, desenvolvemos uma percepção melhor da postura, da forma como nos sentamos, como andamos e entendemos melhor os sinais de tensão muscular.

Aprendemos também como corrigir algumas alterações, prevenindo danos à coluna e às articulações do corpo.

Além disso, os alongamentos e exercícios de postura também auxiliam na liberação da tensão e proporcionam flexibilidade aos músculos.

Ajuda na perda de peso

Sim, é verdade! Yoga emagrece!

Como você provavelmente já deve saber, o objetivo principal do yoga é promover o equilíbrio entre corpo e espírito através de exercícios físicos e mentais.

Porém, a prática também pode ajudar a perder peso de forma saudável.

Hoje sabemos que as torções, reversão e o uso do abdômen são responsáveis por ajudar a reequilibrar todos os órgãos abdominais e desta forma ajudam na perda gradativa de peso.

O yoga também ajuda a equilibrar todo o sistema digestivo.

Além disso, por desenvolvermos o conhecimento que o corpo é o templo da alma, passamos a ter uma preocupação com a alimentação mais saudável e o que acaba tendo um impacto direto em nossa saúde.

Melhora do desempenho sexual e da qualidade do sono

Outro grande benefício para o corpo e que precisa ser mencionado é o fato do Yoga ajudar no desempenho sexual, assim como melhora também a qualidade do sono.

Já foi mais do que comprovado que a prática do Yoga melhora a circulação sanguínea, devido ao fortalecimento dos vasos e à renovação sanguínea, principalmente, nas posições invertidas, o que resulta num melhor desempenho sexual.

Além disso, o relaxamento e a redução do estresse proporcionados pela yoga podem ajudar a dormir melhor.

Como já foi falado no início do artigo, a prática do Yoga, além de trazer benefícios para o corpo, traz também uma série de benefícios para mente como: ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e até combater a depressão.

Conheça agora alguns dos principais benefícios:

Benefícios do yoga para a mente

asomadetodosafetos.com - O poder da Yoga: principais benefícios para o corpo e mente!
Foto de aymyogaschool no Pexels

Diminui o estresse e ansiedade

O primeiro grande benefício para mente promovido pela Yoga é a redução do estresse e ansiedade.

E isso acontece porque a meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Aumenta a nossa capacidade de concentração

Outro grande benefício para nossa mente promovido pela Yoga é o aumento da nossa capacidade de concentração.

E isso acontece porque essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios.

E o melhor, a concentração aumenta não só durante as aulas, mas em qualquer ato a ser executado, seja uma atividade no trabalho, seja o estudo, seja qualquer outra ação física.

Dá clareza as nossas decisões

O Yoga, ao mesmo tempo que é relaxante, também te ajuda a enxergar a vida de outras formas.

Com a prática você conseguirá fazer mudanças importantes em sua vida como, por exemplo, parar de fumar, se exercitar um pouco mais e comer melhor sem precisar fazer tanto esforço.

Ajuda no tratamento do estresse pós-traumático e depressão

Outro grande benefício que deve ser mencionado neste artigo é que o Yoga ajuda no tratamento do estresse pós-traumático e depressão.

Tivemos recentemente uma nova revisão de estudos publicada no British Journal of Sports Medicine que concluiu algo muito positivo para prática dessa atividade.

Os estudos comprovaram, por exemplo, que a prática de Yoga é capaz de reduzir sintomas depressivos em pessoas que sofrem de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão.

Os avaliados, um total de 1080 voluntários, encontraram benefícios da atividade física no combate a estes transtornos.

Neste caso, para obter os resultados tiveram que praticar algumas modalidades como hatha Yoga, vinyasa e svyasa de duas a três vezes por semana, por 20 a 90 minutos, durante uma média de seis semanas.

Trabalhando muito a mente, tais atividades aumentam, por exemplo, a produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando uma sensação de relaxamento, prazer e bem-estar, o que está associado ao tratamento da depressão e da síndrome do pânico.

Além disso, a pesquisa também comprovou que a prática regular de Yoga é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a memória e aliviar dores crônicas nas costas.

Melhora a espiritualidade

O Yoga é conhecido por ser um pacote holístico para se viver feliz.

E não poderia ser diferente, afinal, fornece técnicas para unir o corpo, a mente e a respiração e nos conectar ao nosso ser – o aspecto espiritual das nossas vidas.

Talvez você não tenha percebido, mas a etimologia das palavras yoga e religião é bem parecida – Yoga é união e Religião é religar.

E sim, talvez essa conexão não aconteça nas primeiras aulas, pois é com o tempo que se cria esse relacionamento íntimo com essa energia superior, assim como as orações que aos poucos alimentam e aumentam nossa fé!

Além disso, lembre-se que os rituais são importantes, mas a maior conexão com a espiritualidade está na nossa mente e, principalmente no nosso coração, através da aceitação dessa energia superior, do acreditar em nós e no nosso potencial divino.

Conclusão

asomadetodosafetos.com - O poder da Yoga: principais benefícios para o corpo e mente!
Foto de Cedric Lim Ah Tock no Pexels

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, a prática de yoga é milenar e apresenta uma série de benefícios, principalmente à saúde física e mental.

Com a prática do Yoga é totalmente possível se conectar com a sua essência e encontrar a paz interior.

Além disso, o Yoga é uma atividade muito versátil que te permite escolher a modalidade mais alinhada com seus objetivos pessoais para que assim você possa obter, ao mesmo tempo, benefícios para o corpo e a mente.

Neste caso, se você está apenas começando, recomendo que visite aulas diferentes para assim, identificar com qual tipo de Yoga mais se identifica.

Lembre-se também que para praticá-la corretamente, será necessário providenciar os acessórios considerados essenciais como os tapetes e as cintas de yoga!

Comece corretamente e mantenha a consistência!

Gostou das dicas? Espero que você tenha se inspirado a buscar uma vida mais saudável e equilibrada!

Namastê!
***

Imagem de capa: Foto de Cedric Lim Ah Tock no Pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui