Brasil terá 15 milhões da vacina de Ofxord em janeiro, garante Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o primeiro lote das vacinas de Oxford chegará ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses da vacina entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do ano de 2021 pra imunizar os cidadãos brasileiros.

Pazzuello fez essa promessa em audiência no Congresso Nacional na última quarta, dia 2.

“Entre janeiro e fevereiro, já começam a chegar 15 milhões de doses da AstraZeneca Oxford com a Fiocruz […] No primeiro semestre, chegaremos a 100 milhões. No segundo semestre, já com a tecnologia transferida, podemos produzir com a Fiocruz até 160 milhões de doses a mais. Só aí, são 260 milhões de doses”, explicou.

A vacina do laboratório AstraZeneca é desenvolvida aqui no Brasil em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz há vários meses. O valor do contrato entre o governo brasileiro e a AstraZeneca é estimado em R$ 1,9 bilhão.

O ministro da saúde também alertou que o governo só vai aplicar vacinas quando elas foram aprovadas pela Anvisa:

“Aprendemos com os erros do início da pandemia, quando foram fechadas as UBSs [Unidades Básicas de Saúde], deixando de atender a população desde o início dos sintomas. Em vez de fazer a triagem correta, havia o medo de contaminação. O que é preciso é triar pessoas com sintomas para um lado, pessoas com outras doenças para outro lado, com os médicos e as equipes médicas paramentadas, tomando seus cuidados. Deixamos, com isso, de atender a população desde o início”, disse.

Sobre a possibilidade de um novo lockdown dado um novo crescimento de casos no país, ele falou:

“Isso também não pode ser condenado. As pessoas não tinham o conhecimento de tudo, os gestores não tinham o conhecimento de tudo. Nós vemos que hoje se toma muito mais cuidado em se fazer um lockdown, em se fazer um afastamento social mais agressivo. É o conhecimento”, concluiu.

Com informações R7
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui