O Brasil faz parte de um grupo de mais sete países escolhidos para testar em humanos uma promissora vacina contra o HIV. Para isso, a USP, Universidade de São Paulo, está em busca de voluntários.

Chamado de estudo Mosaico, o projeto teve início há cinco anos e está sendo desenvolvido em cooperação com várias instituições de países tanto da América quanto da Europa.

A pesquisa está aprovada desde ensaios das fases pré-clínica, podendo já ser testada em humanos. Até o momento, os voluntários que já que receberam a vacina conseguiram produzir de forma satisfatória anticorpos e imunidade contra o vírus.

A pesquisa está sendo feita nos seguintes locais:

– Na Europa: 6 centros na Espanha, 3 centros na Itália e 3 centros na Polônia.
– Nas Américas: 24 centros nos Estados Unidos, 5 centros no Peru, 4 centros na Argentina, 3 centros no México.
– No Brasil: 2 centros no Rio de Janeiro (Capital e Nova Iguaçu), 1 centro no Paraná (Curitiba), 1 centro no Amazonas (Manaus), 1 centro em Minas Gerais (Belo Horizonte) e 3 centros em SP: Centro de Pesquisa Clínica 2 HCFMUSP, Centro de Referência e Treinamento IST/Aids e Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Voluntários

A eficácia da vacina será avaliada com base na testagem de 3.800 voluntários de grupos considerados mais vulneráveis a contraírem o vírus.

Podem participar do estudo clínico:

Pessoas Transmasculine;
Travestis;
mulheres Trans;
homens cis Gays ou Bissexuais;
pessoas não Binárie e
pessoas transgênero com relações com pessoas Transmasculines e/ou; Travestis e/ou; mulher Trans e/ou homens cis Gays ou Bissexual e/ou; pessoas não Binárie e/ou pessoas Transgêneros.

Todas com idades entre 18 e 60 anos.

Os interessados devem entrar em contato com o Programa de Educação Comunitária da própria universidade pelo Instagram.
No período de um ano, o grupo receberá quatro doses da vacina, que reúne uma seleção de subtipos do HIV para induzir respostas imunológicas contra a maior parte das variações do vírus presentes no mundo.

Mais uma notícia de esperança para todos nós!

Com informações AgênciaBrasil
Foto: Andrew Matthews / Reuters

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here