Aos 15 anos, jovem inventora é escolhida capa da revista Times: ‘Garota do Ano’

Pela primeira vez em sua história, a icônica revista TIME Magazine escolheu a “Kid of the Year”, “Criança ou Garota do Ano”: a edição do mês trouxe a cientista e inventora de apenas 15 anos em sua capa, Gitanjali Rao.

A prodígio de Denver, nos EUA, já inventou diversos projetos, como por exemplo um dispositivo capaz de detectar chumbo – principalmente se o elemento químico estiver dentro de água portável. Além dessa importante invenção, Rao também é responsável por um aplicativo que detecta cyberbullying usando Inteligência Artificial.

A jovem foi escolhida entre 5.000 norte-americanos com idades entre 8 a 16 anos. Desses 5 mil, Rao foi escolhida entre 5 finalistas.

Para a jovem, este foi apenas mais um de seus muitos prêmios. A menina já havia ganhado aos 11 anos o Young Scientist Challenge por seu dispositivo de detecção de chumbo em água.

Gitanjali Rao foi entrevistada por ninguém menos que a atriz e ativista Angelina Jolie:

“Não pareço uma cientista típica. Tudo o que vejo na TV é que ele é um cientista mais velho, geralmente branco”, disse a jovem à Angelina na TIME.

“Meu objetivo mudou para, não apenas de criar meus próprios dispositivos e resolver problemas do mundo, mas para inspirar outros a fazerem o mesmo também. Porque, por experiência própria, não é fácil quando você não vê ninguém como você. Então, eu realmente quero transmitir esta mensagem: se eu posso fazer isso, você pode fazer, e qualquer um pode fazer ”, disse.

Sobre o seu app de Cyberbullying, falou:

“Você digita uma palavra ou frase e é capaz de pegá-la se for intimidação, e dá a você a opção de editá-la ou enviá-la do jeito que está”, explicou Gitanjali Rao.

“O objetivo não é punir. Como um adolescente, eu sei que os adolescentes tendem a atacar, as vezes. Em vez disso, dá a você a chance de repensar o que está fazendo e saber o que não fazer da próxima vez”, acrescentou.

Incrível, não? Que talento. Muitas palmas pra ela.

Com informações Bored Panda
Foto: Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui