Quem já não se atrapalhou na hora de colocar, ou tirar lentes de contato?

Este inventor sofreu na pele essas dificuldades e decidiu que era hora de alguém resolver o problema. Ele se chama Craig Hershoff e criou um dispositivo pra ajudar qualquer pessoa que passe por esse tipo de situação.

Depois do falecimento da sua esposa, Hershoff, que já tinha problemas de visão, passou por um bom período de ansiedade, o que resultou em tremedeiras nas suas mãos. Daí a dificuldade para colocar e retirar as lentes era tanta que ele teve a ideia de criar algo capaz de ajudá-lo e também outras pessoas.

“O que acontecerá em alguns anos se eu realmente tiver um tremor e não conseguir colocar essas lentes? Eu preciso que delas e não tenho ninguém para ajudar a colocá-las para mim”, disse Hershoff à CNN.

Chamado de Cliara Lens Robot, um acrônimo para Aparelho de Inserção e Remoção de Lentes de Contato, nasceu o dispositivo de Hershoff.

O dispositivo usa ventosas para medir a quantidade precisa e a força necessária para inserir ou remover as lentes dos olhos.

“O que é tão único e especial sobre este dispositivo é que há uma câmera acoplada para que você possa ver para onde a lente está indo e exatamente como está sendo colocada”, disse Hershoff.

“Qualquer tipo de ansiedade ou nervosismo desaparece porque você está controlando o dispositivo e ele é extremamente suave e seguro”, acrescentou.

Mas antes de pensar em ter o dispositivo, a recomendação inicial de Hershoff é de que o usuário deve consultar um optometrista, até para se ter certeza que o dispositivo é realmente adequado pra pessoa.

“É muito simples. O usuário olha diretamente para baixo e, se a inserção for no olho direito, o esquerdo estará focado em uma tela de vídeo”, disse Hershoff.

“O olho esquerdo verá um vídeo em tempo real da inserção da lente de contato no olho direito, permitindo ao usuário acompanhar o movimento da lente de contato o tempo todo. Quando eles estão prontos, o usuário comanda o dispositivo para ir até o olho e sensores de força, muito sensíveis, detectam o contato e param o movimento do dispositivo quando a lente de contato é inserida. Após a inserção, o dispositivo se retrai para baixo”, explicou.

O Cliara Lens Robot está atualmente passando por testes clínicos finais e Hershoff espera ter o dispositivo pronto para liberação do uso comercial já em 2021.

Hershoff tem a intenção de pedir aprovação pela Food and Drug Administration o mais breve possível.

“Acho que isso pode realmente ajudar muitas pessoas. Qualquer pessoa com tremor ou distúrbio neurológico – ou qualquer pessoa que tenha medo de tocar os olhos”, concluiu.

Com informações CNN
Foto: divulgação

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here