Pesquisadores brasileiros criam antisséptico contra Covid: já foi aprovado e está em fabricação

Pesquisadores da Universidade de São Paulo criaram um antisséptico bucal capaz evitar a proliferação do novo coronavírus em até 96%.

Chamado de Detox Pro, o produto já foi aprovado pela Anvisa no mês passado e na última terça, 24, oficializou-se a produção em escala do produto.

O prognóstico é que Detox Pro já estava à venda nas farmácias de todo o país a partir do mês que vem.

A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Pesquisa e Inovação da empresa DentalClean em parceria com quatro instituições públicas: Faculdade de Odontologia da USP em Bauru (SP), Instituto de Ciências Biológicas da USP, a Universidade Estadual de Londrina (PR) e o Instituto Federal do Paraná.

A fórmula do produto é baseada num composto desenvolvido inicialmente para o tratamento do mau hálito também para melhorar a saúde da gengiva.

Entre março e novembro deste ano, os pesquisadores concluíram todas as seis etapas de estudo que envolveram 107 pacientes em testes de laboratório.

Coordenado por Fabiano Vieira Vilhena, cirurgião-dentista sanitarista e pesquisador da USP, ele explicou um pouco sobre o desenvolvimento do Detox Pro e também do envolvimento de outros vários especialistas.

“Inativar a transmissão do vírus da Covid-19 nas vias aéreas superiores do corpo humano é uma das formas mais eficazes de não avançar a doença para as vias respiratórias inferiores”, disse.

“O antisséptico é capaz de bloquear o vírus na cavidade oral, região da boca, impedindo-o que ganhe forças e avance para o restante do organismo”, continuou.

Sobre a produção em escala, Giuliano Castro, gente nacional da Dentraclean, empresa responsável pela fabricação, comentou: “Começamos a produção do primeiro lote desse produto, o antisséptico de 600 ml.”

“Para o primeiro trimestre de 2021, a estimativa de produção é de mais de 12 milhões de unidades nas categorias antisséptico, spray e gel dental”, concluiu.

Conforme o aumento da demanda, a produção também será aumentada.

Para o desenvolvimento e pesquisa do Detox Pro foram investidos R$ 10 milhões.

Com informações Galileu
Foto: Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui