Jovem indígena é sensação no TikTok ao mostrar sua cultura para o mundo: orgulho da Amazônia

Ela já possui mais de 2 milhões de seguidores no aplicativo, onde mostra o dia a dia de sua bela comunidade. O mais importante: seus vídeos estão despertando a consciência das pessoas.

O trabalho de Maira Godinho está alcançando todo o mundo e mostrando o valor e a importância de comunidades indígenas como as dela, tudo isso através da internet, da rede social TikTok. É possível que ela é a pessoa mais famosa na Amazônia.

Com mais 2 milhões de seguidores, Maira é conhecida pelo apelido de Cunhaporanga ou Jūgoa, e com apenas 21 anos ela está rompendo barreiras ao ensinar e explicar as muitas dúvidas as outras pessoas têm em relação ao dia a dia dentro da natureza, vivendo nela, com ela.

“Tenho muito a agradecer pelo incentivo e carinho de todos os que me seguem. Estou muito feliz por ter sido verificado na plataforma Tik Tok. Vou continuar postando vários vídeos incríveis e pretendo crescer muito”, disse Maira ao jornal local acrítica.com .

Sua popularidade é tão grande que ela tem um filtro próprio na rede social, onde é possível usar muitas das tradicionais pinturas indígenas amazônicas.

“Eu já me formei no ensino médio. Ainda não tenho universidade. Porém, ajudo meus pais nas plantações, posso dizer que sou agricultor e artesão. A comunidade Tatuyo é um ponto turístico, cada família produz o seu artesanato, vende e guarda o seu dinheiro e aí quando precisa de algo, simplesmente vai à cidade e compra”, explicou.

asomadetodosafetos.com - Jovem indígena é sensação no TikTok ao mostrar sua cultura para o mundo: orgulho da Amazônia

Sobre possíveis dificuldades para ter acesso à internet em locais remotos, ela explicou como fazem:

“Usamos os chips nos celulares, mas ficamos sem serviço o tempo todo. Meu irmão tinha uma antena de satélite instalada, que é o roteador wi-fi, então temos que pagar um serviço mensal para ter acesso às redes sociais. Também já temos eletricidade em nossa região, então podemos recarregar nossos celulares. O problema é quando chove forte e os galhos das árvores caem nos cabos”, disse.

Cunhaporanga é a mais velha de seis irmãos e sua família se dedica principalmente à agricultura e ao artesanato. A comunidade deles é bem próxima das fronteiras entre Colômbia, Venezuela e Brasil, além de 26 outras tribos..

Ela fala português, sua língua materna e espanhol. Já o seu pai, fala 14 línguas.

Maira exibe com orgulho sua bela cultura e todos nós devemos agradecê-la por isso.

Com informações acrítica.com
Fotos: Instagram @cunhaporanga_oficial



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui