Estudo descobre erva daninha que impede o avanço do câncer de mama

Segundo um novo estudo publicado na conceituada revista científica, a New Phytologist, existe um tipo de erva daninha capaz interromper o crescimento das células do câncer de mama, além de evitar que ele se espalhe para outras partes do corpo.

O estudo estava sendo realizado há mais de uma década, mas só agora teve os seus resultados oficialmente compartilhados.

A pesquisa inovadora tem como origem o Reino Unido e a planta em questão é a Arabidopsis thaliana, que tem flor, é pequena e nativa dos continentes europeu e asiático.

É uma planta herbácea da família das Brassicaceae, que também é encontrada na mostarda, por exemplo.

As folhas da planta precisaram ser tratadas com o hormônio vegetal jasmonato, que nada mais é do que uma substância descoberta no jasmim e que aumenta as respostas das plantas ao estresse.

Em seguida, elas são incubadas e as folhas tratadas com células de câncer de mama.

Os pesquisadores descobriram que não apenas as células cancerosas pararam de crescer, como também as células saudáveis permaneceram inalteradas.

Isso é significativo porque o uso da planta no tratamento do câncer de mama pode vir a ser uma potencial recuperação não só em menor tempo, mas também com menos efeitos secundários para pacientes que já estão em tratamento químico.

A professora Alessandra Devoto, do Departamento de Ciências Biológicas da Royal Holloway University, é a líder da pesquisa que está sendo conduzida desde 2006.

O trabalho conta com a colaboração conjunta dos pesquisadores: Dra. Amanda Harvey, da Brunel University London, e do Prof Nicholas Smirnoff da Universidade de Exeter.

O trio também fez a descoberta de mecanismos moleculares associados às mudanças nas células do câncer de mama – o que permitirá o desenvolvimento de novos e melhores tratamentos.

“Estou realmente entusiasmada por ter descoberto o incrível impacto que esta planta despretensiosa tem nas células do câncer de mama. A descoberta prova que mesmo as plantas que não tem características medicinais podem funcionar para o tratamento do câncer”, disse Devoto.

A doutora Harvey e o Professor Smirnoff ainda acrescentaram:

“Isso também servirá para outras doenças e para o progresso desta pesquisa, obtendo mais financiamento para beneficiar a sociedade de forma mais ampla”, disseram.

Com informações GNN
Foto: In Botanical Mood



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Comprovando que “todo mal traz consigo um bem”, aquele que parece mau pode, em bom, se transformar, se for manuseado com cuidado. O veneno da cobra é seu próprio antídoto e ervas que pareciam daninhas podem ser mais eficazes do que flores perfumadas na arte de curar, se for extraído delas seus valores reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui