Escócia é o 1º país do mundo a garantir e disponibilizar absorventes para todas as mulheres

Numa decisão unânime e histórica, o Parlamento escocês aprovo o projeto de lei Produtos do Período (menstrual), garantindo assim a disponibilização gratuita de qualquer produto menstrual para as mulheres de seu país.

Na prática, isso significa que os produtos estarão disponíveis em edifícios públicos, abrangendo também escolas e universidades de toda a Escócia.

De acordo com as novas regras do Parlamento, caberá às autoridades locais e aos fornecedores de educação garantir que os produtos estejam disponíveis, e sempre de forma gratuita.

“A campanha foi apoiada por uma ampla coalizão, incluindo sindicatos, organizações femininas e instituições de caridade”, revelou Monica Lennon, a responsável por apresentar o projeto ainda em 2019.

“A Escócia não será o último país a fazer da pobreza um período histórico”, disse.

Depois da aprovação, Monica Lennon acrescentou que a decisão foi “um sinal para o mundo de que o acesso universal gratuito aos produtos do período [menstrual] pode ser alcançado.”
.
A nova lei foi elogiada por vários grupos de direitos das mulheres e pela igualdade ao redor do mundo, além de políticos de todos os partidos representados no próprio Parlamento escocês.

“Orgulho de votar por esta legislação inovadora, tornando a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos gratuitos para todas as que precisam deles. Uma política importante para mulheres e meninas”, disse a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, em sua conta oficial no Twitter após a votação.

Além disso, a Escócia também é um dos países mais engajados no combate à pobreza.

Desde 2018, o governo determinou que alunos de escolas, faculdades e universidades de todos os países teriam acesso a produtos sanitários gratuitamente, por meio de um investimento de £ 5,2 milhões.

Em 2019, o governo ainda injetou mais £ 4 milhões para disponibilizar gratuitamente produtos do período menstrual em bibliotecas e centros recreativos espalhados pelo país.

Com informações CNN
Foto: Jeff J Mitchell / Getty Images



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui