Cientistas de Israel conseguem reverter o envelhecimento: momento marcante na Medicina

Cientistas de israelenses foram capazes de reverter o envelhecimento e ainda estender o comprimento dos telômeros que ficam nas extremidades dos cromossomos. Uma descoberta científica incrível.

Os telômeros são estruturas repetitivas de proteínas do DNA cuja principal função é justamente impedir o desgaste do material genético. Os telômeros possuem o papel de “cobrir” as pontas de nossos cromossomos e, à medida que encurtam, ficamos mais velhos.

Pra reverter o quadro, os pesquisadores usaram uma técnica chamada HBOT – oxigenoterapia hiperbárica – a absorção de oxigênio puro enquanto se fica sentado em uma câmara pressurizada por longos períodos para tratamento.

Com isso, os cientistas de Israel afirmaram que conseguiram reverter parcialmente o processo de envelhecimento celular em humanos.

O estudo inicial envolveu 26 pacientes e como resultado, alguns dos telômeros das células foram estendidos em até 20%. A pesquisa já foi publicada na revista científica Aging.

É uma descoberta impressionante que muitos outros cientistas tentaram no passado sem sucesso.

O pesquisador principal do estudo, Shair Efrati, médico da Faculdade de Medicina e da Escola de Neurociência Sagol da Universidade de Tel Aviv, explicou ao site ScienceAlert como teve inspiração para o experimento:

“Percebemos que as mudanças no ambiente externo podem afetar processos centrais do envelhecimento celular. Um exemplo disso foi o experimento com gêmeos feito pela NASA, onde um dos gêmeos foi enviado para o espaço sideral e o outro ficou na Terra. Essa diferença refletiu no comprimento dos telômeros. Telômeros mais longos se correlacionam com melhor desempenho celular”, disse Efrati.

“Uma vez que tenhamos demonstrado o efeito reverso do envelhecimento usando o protocolo HBOT predefinido, agora, mais estudos são necessários para otimizar o protocolo específico por indivíduo”, concluiu Efrati ao ScienceAlert.

Com informações Hypescience e Aging
Foto: reprodução Science



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Reverter o envelhecimento parecia impossível mas estão provando que é viável. Torcendo para que descubram também o processo de reverter a crueldade das pessoas, devolvendo-lhes a pureza da infância sem lhes tirar a experiência da maturidade, sem a qual não entenderiam a importância de ser boas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui