Reconhecimento mais do que justo pra cientista brasileira Luciana Borio, que foi chamada para fazer parte da força-tarefa americana no combate à pandemia de Covid-19.

O convite já havia sido feito pela equipe do governo do novo presidente americado, Joe Biden, antes mesmo dos resultados oficiais das eleições.

Borio fará parte do conselho consultivo contra a doença. O comunicado da equipe de transição diz que Borio é especialista em biodefesa, doenças infecciosas emergentes, desenvolvimento de produtos médicos e emergências complexas de saúde pública.

A cientista brasileira é pesquisadora sênior de saúde global e trabalha há alguns anos no Conselho de Relações Exteriores americano, tendo sido diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país, além de cientista-chefe interina da FDA.

Borio também já foi diretora do escritório de contraterrorismo norte-americano e de ameaças emergentes, assim como também já foi comissária assistente para política de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional, segundo o comunicado da equipe de transição do governo do novo presidente.

Borio vive nos EUA há mais de 30 anos.

A equipe de especialistas em saúde pública tem como missão aconselhar o presidente Biden, a vice-presidente, Kamala Harris, tudo para um transcorrer de governo tranquilo e que já comece a agir de forma diferente para enfrentar esta pandamia.

“Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas”, afirmou Biden através de um comunicado da sua equipe.

Sobre o conselho, Biden acrescentou que a equipe de cientistas “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.

Ainda em campanha, Biden ganhou muitos votos pela promessa em campanha de levar mais a sério a situação pandêmica no país, diferentemente do atual presidente Donald Trump.

Com informações G1 e Veja
Foto: reprodução

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here