Agora em novembro, teremos mais um grande espetáculo de estrelas cadentes, graças aos meteoros taurídeos e os leonídeos. É nesta semana e é imperdível!

As partículas de poeira deixadas pelo cometa chamado Encke, que faz o seu trajeto ao redor do Sol, darão origem a duas chuvas de meteoros neste mês de novembro.

A mais intensa é a Taurídeos do Norte. Ela acontecerá na noite do próximo dia 11, de novembro, quarta, adentrando a madrugada do dia 12, quinta.

A dica é olhar para norte a partir da 1h da madrugada do dia 13, que é quando ela atingirá o seu ápice, próximo ao aglomerado de estrelas das Plêiades.

A previsão dos especialistas é que cerca de 10 a 15 meteoros passem por hora durante a madrugada.

Taurídeo, tem esse nome por causa da constelação do signo de Touro.

Já na próxima semana, dia 17, acontece a chuva de meteoros em Leão, conhecidos leonídeos.

Os Leonídeos são célebres pelas históricas chuvas de meteoros que fizeram história, principalmente nos 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando a Terra cruzou com uma nuvem de detritos deixada pelo cometa Tempel-Tuttle.

Tirando os anos marcados acima, o número de meteoros foi bem menor, mas ainda justifica a vigília na alta madrugada, pois pode ser um daquele anos em 2020. A dica é para olhar para o nordeste a partir das 4h da madrugada do dia 18, abaixo da estrela Regulus.

Leônidas se chama assim, porque do ponto onde surgem, formam a cabeça e a crina do signo da constelação de Leão.

Com informações Space e GreenockTelegraph
Foto: reprodução Space

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here