Jovem de 14 anos descobre molécula que pode ser a cura da Covid

Uma estudante de apenas 14 anos, do Texas, EUA, descobriu uma molécula que pode levar à cura do novo coronavírus – SARS-CoV-2.

Anika Chebrolu conseguiu o feito ao realizar uma abordagem chamada “método in-silico” – que significa encontrar uma molécula que pode se grudar à proteína do vírus da Covid-19, impedindo assim ele se espalhe pelo organismo.

A descoberta da jovem Anika acabou de ganhar o primeiro lugar no Young Scientist Challenge – Desafio Jovem Cientista 2020 – a principal competição de ciências do ensino médio dos Estados Unidos.

“Nos últimos dois dias, eu percebi que houve uma comoção da mídia ao redor do meu projeto, principalmente porque envolve o vírus SARS-CoV-2 e reflete nossas esperanças coletivas de acabar com essa pandemia, e eu, como todas as pessoas, gostaria de voltar à vida normal logo”, disse a estudante.

Como parte de sua pesquisa, Anika chegou a examinar milhões de pequenas moléculas tanto em suas propriedades quanto semelhanças com outras drogas, além de propriedades de ADMET e afinidades de ligação contra a proteína de pico do vírus, usando várias ferramentas de software de tecnologia.

O engraçado é que antes da competição, Anika não pensava em realizar um trabalho focado no vírus. Mas após ter uma forte gripe em 2019, ela iniciou o seu projeto tentando encontrar a cura pra gripe, o que acabou levando-a através dessa incrível descoberta.

Loogo que a pandemia atingiu o mundo, seu foco acabou sendo totalmente direcionado para.

Além do prêmio de 25 mil dólares, ou 140 mil reais na cotação, Anika também receberá uma viagem especial.

“A ciência é a base da vida e de todo o universo e temos um longo caminho a percorrer para entendê-la totalmente”, disse ela ao Yahoo.

E Anika pretende continuar estudando a molécula:

“A molécula vem sendo desenvolvida com ajuda de virologistas e especialistas para a elaboração de um medicamento. O resultado disso vai determinar o sucesso dos nossos esforços”, finalizou.

Ela explica os avanços no vídeo que você confere logo abaixo:

Com informações GNN e Catraca Livre
Foto: divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui