Graças à tratamento genético, menino volta a enxergar e escolhe ver as estrelas pela 1ª vez

Um menino que já estava quase cego e não conseguia mais ver as estrelas, conseguiu, através de uma terapia genética, voltar a enxergá-las pela 1ª vez.

“Eu nunca tinha visto estrelas antes. Eu nunca vi um avião voando à noite”, disse Sam, de 8 anos, em entrevista para uma rede de Tv do Canadá.

Sam sofre da chamada retinite pigmentosa, que é uma cegueira progressiva causada por degeneração retiniana genética, resultado de mutações que ocorrem no gene RPE65.

“Você perde a percepção da luz”, explicou a Dra. Elise Heon, do Sick Kids Hospital. “Você acaba na escuridão. É lentamente progressivo, é implacável. O campo visual vai encolhendo progressivamente.”

O protocolo de terapia gênica direcionado para Sam foi desenvolvido nos Estados Unidos e recentemente autorizado para ser usado também no Canadá. Mas com a visão de Sam falhando, o menino e sua mãe, Sarah Banon, tiveram que ir até os EUA em 2019 para realizar o procedimento.

Dentro de uma semana, a mãe de Sam começou a notar progresso na visão do filho e disse que ela continuou a melhorar ao longo do ano, desde que ele passou pelo tratamento.

Ela também revelou que uma das partes mais importantes do processo foi ter o seu filho confiante novamente. Ela já consegue se vestir sozinho, não precisa de tantas luzes acesas ao mesmo tempo e consegue enxergar no escuro depois que sua vista acostuma, assim como outras pessoas.

Antes do tratamento, Sam tinha sua visão muito prejudicada, principalmente para enxergar durante o período da noite.

Agora, graças a esta nova forma de terapia genética, muitos outros pacientes, incluindo o pequeno Sam, estão conseguindo grandes melhoras na sua qualidade de vida.

“Esta é uma história de esperança… Uma criança disse ‘é o que é’ e agora, quando olha para cima à noite, pode ver estrelas.” finalizou Sarah ao CTV.

Com informações GNN
Foto: reprodução CTV



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui