Extrato de planta brasileira pode reduzir diabetes, obesidade e até gordura no fígado

Segundo um recente estudo, uma planta nacional, localizada na região sul do Brasil, pode ajudar pessoas na perda de peso, na redução de açúcar no organismo e inclusive na diminuição da gordura do fígado.

Esses são os resultados da pesquisa realizada com a planta Picramnia excelsa, também conhecida como cedrico.

A planta foi analisada por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, que fica no Paraná.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores usaram de ratos albinos.

Os animais foram induzidos a engordarem e durante o tratamento, o peso deles foi verificado a cada três dias e os cientistas perceberam que pararam de engordar após o o extrato da planta ser usado.

“Ao final dessa dieta, observamos que os ratos que foram tratados com cedrico não continuaram a ganhar peso como os que pertenciam ao grupo de controle, que continuaram a consumir a dieta hipercalórica e hiperglicêmica sem tratamento algum”, declarou Eliane Carvalho de Vasconcelos, professora da universidade.

“Os ratos continuaram diabéticos, porém, conseguiram regular o nível de açúcar no sangue de forma melhor do que o grupo de controle”, explica.

“Os parâmetros bioquímicos do fígado foram todos normalizados a partir desse tratamento”, acrescentou a professora.

“Se a gente consegue reduzir as lesões e a gordura nesse órgão, já resolvemos grande parte das complicações da obesidade e do diabetes, porque fazemos com que o fígado funcione normalmente.”, concluiu.

Com informações Galileu
Foto: Kew Science



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui