Compreendendo a depressão. Ou não.

o texto a seguir não se trata de uma verdade absoluta ou mesmo de um parecer médico.

é mais como nós, que sofremos de depressão, gostaríamos que as pessoas tivessem o mínimo de empatia para enxergar.
primeiro e mais recorrente de todas: depressão não é frescura. ninguém cava uma depressão propositalmente.

a depressão é a soma de vários sentimentos ruins ao longo do tempo e também fruto de condições químicas do nosso cérebro.

segundo que a depressão não é uma muleta para erros. saudável ou, todos estamos sujeitos a errar.
a sutil diferença é que alguém com depressão está muito mais fragilizada emocionalmente, muito mais aberta a ver o negativo de tudo no lugar de pensar em coisas positivas.

o que nos leva ao terceiro ponto: pessoas com depressão não precisam somente de colo e compreensão.
elas podem ser provocadas com questionamentos, mas muita gente confunde isso com criticar e atacar quem sequer tem forças pra se defender, porque a sua força já está direcionada para possíveis depreciações.

quarto ponto: depressão exige disponibilidade de quem diz que ama. é normal e sem culpa para quem tem o seu limite, os seus próprios problemas e não pode ajudar.

o que não dá e machuca é dizerem que estão do seu lado, mas na primeira crise ou expressão de valores importantes para quem se encontra nesse estado, chegar e bater de frente. isso é inconscientemente não querer o bem.

para concluir, ainda que resumidamente, a depressão é um dos silêncios mais altos da vida. e só quem atravessa essa tempestade sabe. contudo, nenhuma delas é igual. respeite, escute, pondere, trate bem quem foi gentileza contigo.

é dica de vida isso, independente do psicológico da pessoa ou não. esse é o tipo de amor e reciprocidade que todos merecemos.

Foto: Alex Iby @alexiby via Unplash



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

1 COMENTÁRIO

  1. Claro, depressão não é frescura. No entanto as pessoas focadas na dor do outro, empenhadas em minora-la, engajadas em algum movimento voluntário de ajuda à criança, ao idoso, ao animal abandonado, geralmente ficam tão exaustas após um dia inteiro em prol destas vidas, que não conseguem sentir a propria dor, ainda que seja a imensa dor de um luto, porque já choraram todas as lágrimas pelos que não morreram, porque elas nao deixaram.O remédio é esse, qualquer outro é anestesia para a ferida que volta a doer, quando o efeito passa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui