Segundo estudo, usar óculos diariamente reduz o risco de contrair covid

Um recente pesquisa chinesa mostrou em seus resultados que pessoas que usam óculos têm cinco vezes menos probabilidade de serem infectadas pelo vírus.

O estudo foi publicado na na última quarta, 16, na revista JAMA Ophthalmology.

Segundo a pesquisa, pessoas que precisam usar óculos tem uma probabilidade cinco vezes menor de ser diagnosticada com o novo coronavírus em comparação com a população em geral.

Os pesquisadores do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, na China, analisaram 276 pacientes com diagnóstico com coronavírus entre os 27 de janeiro e 13 de março deste ano.

No total, 16 usavam óculos por mais de 8 horas por dia.

A proporção de pessoas com miopia na província de Hubei, com base em um estudo passado, foi de 31,5%.

De acordo com os autores desta pequisa, isso significa que pessoas que usam óculos diariamente correm um risco preciso 5,4 vezes menor de contraírem Covid-19 do que as pessoas que não usam óculos.

A principal hipótese para explicar essa relação entre usar ou não óculos é porque os óculos “impedem ou desencorajam os usuários de tocarem nos olhos, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos”.

“Portanto, os olhos são considerados um canal importante para a SARS-CoV-2 entrar no corpo humano”, escreveram os autores.

MAS CALMA, GENTE: a descoberta mostra apenas uma associação, e não é comprovação científica de consenso geral de que realmente tem a sua eficácia. Então não adianta sair por aí usando óculos achando que não vai pegar covid.

No entanto, o estudo comprova que para os profissionais de saúde, as máscaras faciais e seus equipamentos de EPI´s deveriam ter mais proteção aos olhos.

Com informações The Sun
Foto: Pixabay



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos cada vez mais socialmente afastados, por conta da pandemia, tomara seja breve. Fica dificil falar e ouvir, por causa das máscaras, fica difícil achar emoções escondidas atrás dos óculos e proibido está nos darmos as mãos, ao menos, porque o perigo que representamos para os outros,é o mesmo que os outros representam para nós. Conversas longas parecem tempo perdido e no entanto sobra-nos o tempo agora, contraditório isso. Ah, 2020, quantas lições ainda precisamos aprender longe das escolas fechadas e dos mestres invisíveis, vulneráveis e frágeis, também, tão aprendizes da vida e da morte quanto nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui