O Zoológico de Brasília divulgou recentemente as primeiras imagens de um macaquinho que nasceu na instituição. Tupã é filho do casal de primatas Lipe e Bel, da espécie bugio-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul), que infelizmente é mais uma espécie ameaçada de extinção.

Os dois primatas chegaram ao zoo de Brasília ainda filhotes, em 2016, depois perderem seu habitat após os impactos ambientais gerados por causa dda Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA).

O alerta de ameaça de extinção da espécie veio após a constatação de uma queda de 30% na taxa populacional dos macaquinhos na natureza, isso tudo nas últimas três gerações.

O filhotinho Tupã nasceu no último dia 31 de agosto e as imagens foram divulgadas pelo Zoo na semana passada.

O primogênito felizmente vive junto dos pais e conta com todos o apoio e cuidados necessários por parte do Zoológico.

A única intervenção feita pelos técnicos da instituição foi referente à alimentação da mãe, que, por estar amamentando, precisou recebeu uma quantidade maior de suplementação em suas refeições. Fora isso, está tudo bem e dentro do esperado.

De acordo com o diretor de mamíferos do Zoo, Filipe Reis, o filhote provavelmente permanecerá no Zoológico de Brasília, para contribuir na conservação da espécie.

“A ideia é que seja feito um trabalho em conjunto com outras instituições para manter a qualidade genética e demográfica dessa espécie em busca de uma população sob cuidados humanos viável para um programa de conservação”, falou.

Com informações ZoodeBrasília
Fotos: Divulgação/ Zoo de Brasília

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here