NASA usa dados coletados da Via Láctea e os transforma em música: oração dos céus

A NASA, através dos seus cientistas simplesmente transformaram os dados coletados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. O resultado é nada menos que incrível. Ouça na matéria.

O resultado da música faz a gente “escutar” a galáxia num todo. O vídeo música divulgado pela Agência Espacial rapidamente viralizou e muitos classificaram a música como uma espécie “prece dos céus”, ou “os céus cantando louvores”, ou ainda, “oração dos céus”.

Em nota divulgada à imprensa, a NASA explicou que a ‘Sonificação’ é o processo que traduz dados em som e leva o centro da Via Láctea aos ouvintes pela primeira vez desde o início da vida humana inteligente.

A Nasa compartilhou nas suas redes sociais o resultado da “sonificação” e também imagens registradas do centro da Via Láctea, que foram capturadas do Observatório Chandra e de outros telescópios espalhados pelo mundo.

O espaço, como muitos já devem saber, não propaga som, principalmente por ser quase todo formado de vácuo e não há moléculas possíveis que permitam as vibrações de áudio, mas os cientistas da NASA descobriram uma forma incrível de criar música a partir do espaço entre as estrelas, conforme explicou a agência.

A tradução dos dados em música foi feita a partir de uma única imagem.

Ela inicia no lado esquerdo e segue para o direito, com os sons representando a posição e o brilho das fontes coletadas.

A NASA disse que a luz dos objetos localizados no topo da imagem é ouvida em tons maiores, enquanto a intensidade da luz controla o volume do som.

As estrelas e as fontes compactas são combinadas em notas independentes, enquanto nuvens extensas de gás e poeira produzem uma espécie de ‘drone em evolução’.

Desde que foi compartilhada, a postagem da NASA teve mais de 11.000 visualizações no Twitter, acompanhada de milhares de curtidas e comentários. Um usuário da rede comentou:

“É como transformar fotos numa caixinha de música”.

Um outro usuário da rede comentou: “É por isso que adoro sinos de vento. Eles me conectam com o universo. Ciência e arte são uma combinação feita no céu ”.

A Nasa compartilhou o resultado da pesquisa em um vídeo no YouTube que você confere abaixo. Vale muito a pena.

Com informações Republic World/NASA



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui