Movida a hidrogênio, aeronave faz o seu primeiro voo comercial

O Reino Unido realizou recentemente o primeiro voo comercial de uma aeronave totalmente movida a hidrogênio, ou seja, com emissão zero de carbono – o que significa sem qualquer poluente que prejudique o meio ambiente.

A ZeroAvia realizou um marco na história da aviação mundial com a aeronave que é parcialmente financiada parcialmente pelo governo britânico.

O feito aconteceu na última quinta-feira, 24, e no teste, que teve duração de 20 minutos, o avião que comporta seis lugares decolou de um campo de aviação, em Bedfordshire, Inglaterra e cruzou alguns condados da região sul do território.

Agora, a companhia disse que pretende oferecer serviço de curta duração para o público em geral, no prazo máximo de até três anos, e que a tecnologia necessária para realizar trajetos de longa duração em massa já está pronta e que deve estar disponível até o final desta década.

O necessário no momento pra essas coisas acontecerem dependem de mais infraestrutura.

“Eventualmente, e sem qualquer nova ciência fundamental necessária, as aeronaves movidas a hidrogênio irão se equiparar às distâncias de voo e à carga útil das atuais aeronaves movidas a combustíveis fósseis”, disse a empresa em um comunicado pra imprensa.

Este incrível feito histórico de um voo comercial com emissão zero é parte do projeto HyFlyer, programa de pesquisa apoiado pelo governo britânico e segue o primeiro voo elétrico a bateria em escala comercial t, conduzido também realizado em solo do Reino Unido e com a mesma aeronave, só que em junho de 2020.

“É difícil colocar em palavras o que isso significa para nossa equipe, mas também para todos os interessados ​​em voos com emissão zero”, disse o CEO da companhia Val Miftakhov.

“Embora algumas aeronaves experimentais tenham voado usando células de combustível de hidrogênio como fonte de energia, o tamanho desta aeronave disponível comercialmente mostra que os passageiros poderão embarcar em um voo com emissão zero muito em breve.”

O Ministro de Negócios e Indústria, Nadhim Zahawi, declarou:

“O desenvolvimento de aeronaves que criem menos poluição ajudará o Reino Unido a fazer avanços significativos para atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. Isso mostra que as tecnologias para limpar as viagens aéreas estão agora ao nosso alcance – com enorme potencial para reconstruir melhor e impulsionar um crescimento econômico limpo.”

Com informações GNN
Foto: Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui