Brasileiras ganham prêmio por protótipo doméstico de esgoto que pode ajudar no Tietê

Jovens estudantes de São Paulo ganharam medalha de bronze na versão on-line do Internacional Festival of Engineering Science and Technology – I-FEST² – com um dispositivo que trata o esgoto doméstico antes que ele chegue ao rio. O projeto promete ser fundamental para diminuir a poluição do Rio Tietê, por exemplo.

O evento de premiação foi realizado pela Associação Tunisiana para o Futuro da Ciência e Tecnologia -ATAST, e contou com a apresentação de 150 estudos em diversas áreas.

O projeto das alunas Anally Nunes de Souza, Júlia Rodrigues da Silva e Keiko Moura Hanashiro vai ajudar o Rio Tietê atingir a meta de, pelo menos, 5% de oxigenação – algo recorde na capital paulista.

Todas estudam no Colégio Santo Américo, em São Paulo, e tiveram orientação da professora de Biologia da escola, Leila Miguel Stávale.

O protótipo se divide em três partes: a primeira é composta por casca de banana, com a responsabilidade de limpar metais mais pesados; a segunda inclui uma bactéria chamada Bacillus subtilis; e a terceira possui um composto biossurfactante que serve para dissolver gordura.

“A ideia das meninas era utilizar o protótipo em locais que não têm rede de esgoto adequada”, contou a professora.

“O melhor é que [o dispositivo] também é barato. Os três materiais que usamos para limpar a água são acessíveis”, lembrou a professora das alunas.

Todas as estudantes são bolsistas do Colégio Santo Américo, pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos – Ismart, entidade privada e sem fins lucrativos que identifica jovens talentos em situação de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência na cidade de São Paulo.

O dispositivo foi chamado de Vitágua e agora as estudantes buscam por empresas parceiras que se interessem pela produção e distribuição do projeto delas.

“Vamos testá-lo em uma área do próprio rio Tietê, na área da Usina da Elevatória da Traição, porque a Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, fechou uma parceria com a gente”, finalizou a professora..

Se o protótipo realmente funcionar como o esperado, as instalações em residências serão iniciadas tão logo seja possível.

Isso sim é notícia boa!

Com informações Galileu
Foto: Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui