Superar é um processo que tem o seu próprio tempo

superar é um processo que tem o seu próprio tempo. forçar uma superação é interromper etapas emocionais que, por mais dolorosas que sejam, precisam cicatrizar aos poucos. e isso leva tempo.

se culpar por não ter superado algo que te aconteceu ou alguém que saiu da sua vida é simplesmente injusto e irracional. porque sim, existe como encontrar razão até nas perdas e traumas que vivemos.

ainda mais quando se para e pensa que nada do que vivemos é esquecível completamente. sempre fica uma ponta, um laço não dado. o tempo faz a gente entender essas lacunas e conviver com elas. algumas a gente tem a sorte de conseguir uma resolução, um desfecho. outras não.

são nos dissabores que tivemos onde mais temos que respeitar o nosso próprio tempo para curar as coisas. e o superar de cada um é diferente.

eu estaria te enganando se dissesse que é possível, através de uma fórmula mágica, superar seja lá o você tiver vivenciado. não é assim, e pra ninguém. ninguém mesmo.

superar tem muito a ver com o respeito e gentileza para sentir as nossas dores. elas são reais. elas estão lá e só cada um de nós sabe exatamente a gravidade e a intensidade desse machucar.

você vai superar, mas calma. o desespero só vai te engolir e corroer todos os seus objetivos de uma vida leve.
obviamente é bem fácil falar de superação quando não se está atravessando o limbo do sofrimento, da fala que fica engasgada, das lágrimas que descem constantemente.

contudo, não é o fim. é um processo. um processo que não tem hora ou data marcada. superar vem no seu tempo. esquece isso de tempo certo e errado, é apenas tempo.

superar significa, no meu dicionário sentimental, o seguinte: ser gentil comigo, não achar que tudo vai melhorar só porque quero e nem que vai piorar só porque não aguento mais.

é isso. se escute, se cuide e tenha paciência com a sua dor e penar. vai chegar o dia de sorrir e se amar de novo. no seu tempo.

Imagem de capa: Andriyko Podilnyk via Unplash



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui