Rússia garante vacina pronta contra covid nas próximas 2 semanas

A Rússia anunciou que planeja ter a primeira vacina contra o coronavírus do mundo pronta dentro de, no máximo, duas semanas.

A vacina do país foi criada pelo Instituto Gamaleya, que em Moscou, e deverá ser aprovada para uso público até o próximo dia 10 de agosto, sendo depois liberada para ser administrada em médicos da linha de frente.

Algumas das outras vacinas que estão sendo trabalhadas em todo o mundo (como a de Oxford) estão atualmente em sua terceira fase de testes, mas a vacina da Rússia ainda está na segunda fase, que deve ser realizada depois de amanhã, dia 3.

A terceira fase de testes da vacina russa será ao mesmo tempo em que os médicos da linha de frente serão vacinados. Isso exigirá uma injeção adicional, que é um procedimento totalmente diferente de muitas vacinas, segundo divulgou a CNN.

A vacina do Instituto Gamaleya foi desenvolvida rapidamente, e de acordo com os próprios cientistas russos, isso aconteceu porque ela baseada em uma vacina modificada usada para diferentes doenças, o que não é incomum – tirando a velocidade com o que o país a fez ficar pronta.

Kirill Dmitriev, diretor do fundo soberano da Rússia, foi responsável por financiar a pesquisa de vacinas. Ele fez comparação com a Rússia derrotando os EUA, assim como na época do lançamento do primeiro satélite de sucesso em 1957.

“Os americanos ficaram surpresos quando ouviram o bipe do Sputnik. É o mesmo com esta vacina. A Rússia chegará lá primeiro”, comparou Dmitriev.

Segundo a CNN, os críticos teorizam que a Rússia estava correndo com a vacina porque os cientistas estavam sob pressão do Kremlin (o governo russo), para que o país fosse visto como o líder científico contra a pandemia.

Nenhum dado foi divulgado oficialmente, tanto que a OMS desconhece a segurança e eficácia da vacina.

Dmitriev disse que os cientistas russos não foram apressados para serem os primeiros, mas estavam focados em proteger as pessoas no país, pois os casos do COVID-19 continuavam a subir.

Até agora, a Rússia tem o quarto maior número de casos no mundo, sendo mais de 845 mil casos confirmados de COVID-19 e mais de 14 mil óbitos, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, referência no registro de dados desta pandemia.

Com informações Business Insider



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui