Rússia anuncia que já registou 1ª vacina do mundo contra Covid. Até a filha de Putin testou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça, 11, que a vacina contra Covid-19 desenvolvida por cientistas do país foi registrada e ainda afirmou que um das suas filhas participou do teste.

“Tanto quanto sei, nesta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19”, disse ele em reunião com integrantes do governo, informou a agência Sputnik.

O presidente russo garantiu que a vacina desenvolvida no país é eficaz e segura.

“Sei que ela age de forma bastante eficaz, formando uma imunidade estável e, volto a dizer, passou em todos os testes necessários”, afirmou Putin.

A surpresa veio quando o presidente russo revelou que uma de suas filhas participou dos testes e teve apenas efeitos colaterais leves, como febre:

“Uma das minhas filhas foi vacinada, nesse sentido ela participou dos testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo. Depois da segunda injeção, da segunda vacinação, a temperatura também subiu um pouco e, pouco depois, já estava tudo bem, ela se sente bem e [os anticorpos] estão altos.”, afirmou o presidente.

Enquanto isso, o Ministro da Saúde, Mikhail Murashko, informou que a vacina russa contra o novo coronavírus continuará passando por testes clínicos com a participação de milhares de pessoas.

“Os documentos estão sendo preparados para a continuação dos testes clínicos com a participação milhares de pessoas. Para monitoramento operacional da saúde dos vacinados e controle da eficácia e segurança, o Ministério da Saúde da Rússia está criando um circuito digital, que vai permitir monitorar a segurança e a qualidade da vacina em todas as fases”, disse.

A expectativa é de que a vacina russa comece a ser distribuída à população em 1º de janeiro de 2021, como indicado nos dados do registro estatal de medicamentos do próprio ministério do país.

A vacina será distribuída em duas doses que, em conjunto, produzem uma imunidade a longo prazo contra a Covid-19.

Contudo, a OMS, não reconhece a vacina da Rússia e diz que ela consta apenas na fase 1 de testes, sem completar a segunda e a terceira etapas.

A página da Organização Mundial de Saúde mostra os estágios de desenvolvimento das pesquisas de vacinas ao redor do mundo, e os dados divulgados da Rússia datam do último dia 31 de julho, informando que o Instituto Gamelaya está na fase 1 do processo.

A OMS diz que seria necessário a transparência dos dados para saber se as fases dois e três foram realmente contemplada e se assim a vacina possa realmente ser distribuída.

Com informações Sputnik e G1
Foto: Alexei Nikolskyi / Sputnik/Reuters



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui