Quando você sorri, mesmo forçadamente, o seu cérebro é enganado e isso melhora a saúde mental

Se os tempos andam difíceis você acha não tem motivos pra sorrir, talvez forçar um sorriso seja uma coisa boa! Cientistas descobriram que o simples gesto de sorrir, mesmo que seja apenas para movimentar os músculos faciais, pode enganar o cérebro e por consequência melhorar a saúde mental e fazer com que sua mente passe a ser mais positiva.

A descoberta já publicada na conceituada revista Experimental Psychology, e foi realizada por pesquisadores da University of South Australia – UniSA.

“Em nossa pesquisa, descobrimos que, quando você pratica um sorriso vigoroso, ele estimula a amígdala – o centro emocional do cérebro – que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo”, revelou o pesquisador e especialista em cognição humana e artificial, Dr. Fernando Marmolejo-Ramos da própria universidade.

“Se pudermos enganar o cérebro para que ele perceba estímulos de ‘felicidade’, podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental”, acrescentou.

O estudo foi capaz de identificar impacto de um sorriso disfarçado na própria percepção das expressões faciais e corporais.

Para induzir os participantes a sorrirem, eles tiveram de segurar caneta entre os dentes, forçando assim os músculos faciais a repetir o movimento de sorriso.

O Dr. Marmolejo-Ramos completou dizendo que a descoberta tem uma forte ligação entre a ação e a percepção.

“Os sistemas perceptivo e motor ficam interligados quando processamos estímulos emocionais. O ato de ‘fingir ’até você conseguir [sorrir] pode ajudar mais do que esperávamos”, concluiu.

Com informações GNN e Experimental Psychology
Foto > Brooke Cagle via Unplash



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui