Gerardo Ixcoy é um professor de 27 anos morador de Santa Cruz del Quiché, na Guatemala. Quando a pandemia forçou o fechamento de escolas no país, isso lá em meados de março, o professor decidiu investir suas economias em um triciclo usado, que pudesse transformar em uma sala de aula móvel.

O engenhoso professor adaptou o triciclo como ferramenta para continuar ensinando seus amados alunos, mesmo com a pandamia. Com cortinas plásticas para reduzir o risco de transmissão e um quadro-negro colocado em um pequeno painel solar que alimenta um reprodutor de áudio utilizado nas aulas para respeitar o distanciamento social dos alunos.

Diariamente, o professor Ixcoy pedala em campos de milho para dar aulas individuais aos seus alunos do sexto ano. O professor mede com um esfregão a distância ideal que deve haver entre ele e seus alunos, de forma que todos fiquem seguros.

O professor Gerardo, mais conhecido como “Lalito 10”, apelido que lhe foi dado na infância, se encarrega de visitar cada um de seus alunos ao menos duas vezes por semana.

A sua ideia mudou a vida de muitas crianças. Lalito 10 percebeu que a educação à distância representava muitos desafios para esta comunidade camponesa em particular:

“Tentei fazer com que as crianças fizessem seu trabalho enviando instruções pelo WhatsApp, mas elas não responderam”, disse. “Os pais me disseram que não tinham dinheiro para comprar pacotes de dados para telefones celulares e outros não conseguiam ajudar seus filhos a entender as instruções.”

Infelizmente, o analfabetismo na região do país gira em torno em lamentáveis 42%.

Além disso, os celulares que as famílias das crianças têm possuem os pacotes mais básicos possíveis. “Eles não podem baixar aplicativos como o Zoom, que permitiria a você dar uma aula virtual”, explicou o dedicado professor.

Gerardo é um exemplo para milhares de pessoas. Esse ama a profissão demais!

Com informações Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here