Notebook feito de madeira e que funciona com energia solar vai ajudar 1.200 crianças

Uma empresa criou um notebook totalmente ecológico feito de madeira e que é carregado com energia solar – que dura até quinze anos – e vai proporcionar que alunos carentes possam estudar.

A empresa se chama Wawa Laptop e fez uma campanha na qual fosse possível a construção de 1.200 notebooks ecológicos e, assim, ajudar a democratizar o acesso à tecnologia, principalmente nesta época turbulenta de pandemia e ensino à distância, onde muitos alunos estão com dificuldades para prosseguirem com os estudos.

“Há mais de 2 milhões de crianças peruanas sem acesso a um computador”, falou Ricardo Rodríguez, diretor da empresa, localizada no Peru.

Wawa, o nome do notebook, quer dizer “criança” no idioma quíchua.

O primeiro projeto tecnológico que a empresa desenvolveu anteriormente com notebooks ecológicos foi em benefício das crianças de Iñapari, cidade que fez fronteira entre o Brasil e Peru.

No ano passado, a empresa também ajudou alunos de San Juan de Lurigancho, Santa Clara (em Ate) e Santa Rosa (em Ancón) com 50 notebooks ecológicos.

As beneficiadas da nova leva de notebooks serão famílias que não receberam voucher ou cesta básica do governo peruano, além das famílias que mais se preocupam com a educação dos filhos.

Cada notebook custa 1.450 soles – quase na cotação atual R$ 2.200- mas devido à situação da pandemia no mundo, o valor baixou para 1.199 soles, cerca de R$ 1.800.

O Wawa Notebook 2.0 é produzido em MDF e tem a praticidade de ser desmontável, além dos usuários conseguirem atualizar ou trocar as peças facilmente no caso de algum defeito ou upgrade.

O sistema operacional dos Notebooks é o Linux, pois garante mais liberdade de criação e desenvolvimento para as crianças.

O carregamento por energia solar é devido basicamente para regiões que possuem problemas constantes de energia elétrica – seja por não tem ou por um péssimo funcionamento.

A empresa já é conhecida no Peru depois de produzir próteses em impressas 3D de baixíssimo custo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

Com informações ElPeruano
Foto: divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui