EUA iniciam testes em humanos de possível cura pra AIDS

Os EUA anunciaram que agora em setembro, começarão a ser testados em humanos, uma terapia genética que pode ser capaz de curar portadores de HIV.

A FDA, órgão responsável pela autorização de testes e aprovação de remédios, algo semelhante à Anvisa no Brasil, deu autorizou no último dia 11 de agosto para que o laborátio AGT, American Gene Technologies, inicie a fase 1 de testes da possível cura pra AIDS em seres humanos.

A notícia foi revelada pela revista científica Outsourcing Pharma.

“Esta é uma notícia importante de que temos a aprovação do FDA para lançar a fase I e conduzir nossos primeiros testes em humanos… Estamos muito entusiasmados… Isso nos aproxima do nosso objetivo de transformar vidas com a medicina genética”, falou David Pauza, Diretor de Ciência da AGT.

A droga, batizada com o nome de AGT103-T, é uma terapia genética a ser aplicada com apenas uma única dose, baseada em vetores lentivirais desenvolvida para eliminar o HIV do organismo.

É basicamente um produto geneticamente modificado feito das próprias células existentes nos pacientes.

A abordagem da AGT é única porque foca na reparação dos principais danos ao sistema imunológico causados ​​pelo vírus HIV.

O medicamento terapêutico vai atuar para remover as células infectadas do corpo e diminuir, ou eliminar, a necessidade do já conhecido e tradicional tratamento antirretroviral vitalício.

Os testes serão realizados nas Universidades de Maryland, Washington e Georgetown, todas nos EUA.

Os primeiros resultados dos testes devem vir a público até o fim de 2020.

David Pauza argumentou que há “altas chances de o medicamento ser eficaz”, ainda mais quando se vê tudo o estudo realizado até o momento.

De acordo com a UNAIDS, mais de 38 milhões de pessoas no mundo convivem com o vírus HIV.

Mas é importante ressaltar que, até que o medicamento seja comprovado eficaz, ninguém deve parar lembrar o tratamento atual contra HIV ou sequer devem parar de tomar seus medicamentos.

Além disso, não custa lembrar: use camisinha.

Com informações GlobeNewsWire e OutSourcingPharma
Foto: Artem_Egorov/ iStock/Getty Images



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui