Enfermeiro cubano na Argélia salva bebê com o método da “mãe canguru”. Virou herói!

Diante da pandemia que estamos vivendo e já acumula mais de 18 milhões de casos diagnosticados em todo mundo e mais de 700 mil óbitos, a implantação de medidas de distanciamento e isolamento social, indicadas pela OMS, tem sido fundamental para manter a taxa de infecção a mais baixa possível.

Além de, ao mesmo tempo, vários países estarem em busca de uma vacina para deter definitivamente essa epidemia, até o momento são cinco as vacinas que estão na fase três, provenientes da China, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

No entanto, precisamos lembrar também da solidariedade que tomou conta do mundo, pois ela tem sido muito importante em termos de ajuda de países com mais recursos aos países com pouco ou quase nenhum recurso para lutar neste momento crítico.

asomadetodosafetos.com - Enfermeiro cubano na Argélia salva bebê com o método da "mãe canguru". Virou herói!
José Alberto Oliva / Facebook

Entre eles, está o enfermeiro José Alberto Oliva, que foi notícia em todo mundo ao salvar a vida de um recém-nascido de apenas 28 semanas.

A criança infelizmente veio ao mundo depois que sua mãe morreu por causa da pandemia na província de Ouargla, na Argélia, e ele também se encontrava em situação crítica devido à mesma doença. Mas, felizmente, teve a sorte de José ser o profissional de saúde que cuidou dele, utilizando o método conhecido como “pele a pele” e dando-lhe os cuidados necessários à sua melhora.

Esse tratamento também chamado de “mãe canguru” é devido à sua semelhança com o desenvolvimento extra-uterino realizado por cangurus recém-nascidos. No caso dos humanos, é uma alternativa médica segura e eficaz e bastante útil em áreas com poucos recursos, baseada no contato pele a pele entre um recém-nascido e um adulto.

Essa abordagem é precoce, contínua e prolongada, fortalecendo assim não só o crescimento como a amamentação do bebê.

asomadetodosafetos.com - Enfermeiro cubano na Argélia salva bebê com o método da "mãe canguru". Virou herói!
José Alberto Oliva / Facebook

Segundo a Rádio Guamá, José Alberto Oliva ainda fez parte da brigada cubana do contingente internacional Henry Reeve, que estava na África lutando contra o ebola,=mais especificamente em Serra Leoa. Originário da província cubana de Pinar de Río, ele está há três anos prestando serviços médicos heróicos na Argélia. E após 15 dias desse tratamento, o bebê testou negativo no último exame e agora passa bem.

Com informações Upsocl
Imagens: Tele Pinar | José Alberto Oliva / Facebook



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui