Cientistas conseguem transformar água do mar em potável em meia hora com luz solar

Cientistas descobriram uma técnica revolucionária que pode ser a chave para conseguirmos combater a escassez de água no mundo.

Pesquisadores australianos conseguiram a façanha impressionante ao transformarem a água salobra e a água do mar em água potável, tudo isso em menos de 30 minutos. Como? Usando estruturas metal-orgânicas – MOF – e luz solar, segundo publicado na revista Nature Sustainability.

A equipe de cientistas filtrou partículas que eram nocivas da água e geraram cerca de 139,5 litros de água limpa por quilograma de MOF por dia. O trabalho foi realizado com mais eficiência energética do que as práticas usadas atualmente.

De acordo com a OMS, água potável de boa qualidade deve ter um total de sólidos dissolvidos -TDSc- de menos de 600 partes por milhão -ppm.

O grupo de pesquisadores alcançou um TDS de menos de 500 ppm em um tempo de apenas meia hora e ainad regenerou o MOF para reutilização em quatro minutos, tudo isso sob a luz solar.

O professor Huanting Wang, principal autor dessa incrível pesquisa, do departamento de Engenharia Química da Monash University, Austrália, apontou que este trabalho abriu uma nova direção para projetar materiais sensíveis a estímulos para dessalinização e purificação de água no mundo.

“A dessalinização tem sido usada para lidar com a escassez de água em todo o mundo”, disse.

“Devido à disponibilidade de água salobra e do mar, e porque os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos existentes com riscos mínimos para a saúde”, acrescentou o professor.

“A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do planeta. Nosso desenvolvimento de um novo processo de dessalinização por adsorção usando luz solar para regeneração fornece uma solução de dessalinização com eficiência energética e ambientalmente sustentável”, completou Wang.

Agora imagine quantas vidas poderão ser salvas?

Com informações Nature
Foto: reprodução



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui