Brasileiros desenvolvem teste pra Covid que é mais eficiente e barato do que o PCR

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás desenvolveram um novo teste para detectar a Covid-19, de uma forma bem mais simples, baratoa e rápida di que o PCR usado atualmente.

A equipe responsável pela criação do novo diagnóstico foi feita dentrobdo Instituto de Química do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, que utiliza microchips descartáveis para o diagnosticar o novo coranvírus.

O método desenvolvido na universidade também é capaz de detectar o RNA da covid na amostra coletada. A leitura é feita pelo próprio microchip, que necessita apenas de uma pequena secreção do paciente.

Segundo os pesquisadores, o RT-LAMP, como é chamado o teste, é 10 mil vezes mais sensível que o PCR, e assim mais eficaz, segundo informou o Jornal da UFG.

Por serem descartáveis e portáteis e, ao contrário do PCR, o teste não exige instrumentação específica para a coleta e por isso o custo do teste acaba sendo 40 vezes mais barato em relação ao teste padrão.

Depois de coletar secreção do paciente, a amostra é colocada no microchip.

O resultado também fica pronto em apenas duas horas, bem menos que o PCF que leva em torno 7 horas para dar o diagnóstico.

Até agora, o teste foi aplicado em 50 pessoas, tanto com voluntários quanto colaboradores da UFG e pacientes.

A próxima etapa dos testes vai incluir cerca de 200 pessoas – para validar a segurança e a eficácia do procedimento criado.

Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, professora da universidade e uma das responsáveis pela pesquisa, deu uma previsão de que até setembro o projeto será concluído e oferecida a instituições de saúde de todo o Brasil, sejam hospitais ou clínicas.

Com informações Jornal UFG
Foto: Universidade Federal de Goiás – UFG



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui