“Antes de embarcar em qualquer jornada, faça a pergunta: Este caminho tem um coração? Se tem, o caminho é bom, se não tem, ele não lhe serve”

Nessa vida há caminhos e caminhos. Alguns necessários, porém áridos e difíceis; outros fáceis de trilhar, com sombra e vista agradável, porém sem levar a nenhum lugar.

De vez em quando sabemos que teremos que enfrentar um caminho árduo e íngreme, mas ele nos dará a vista mais bonita e plena ao final da jornada. Outras vezes, nos deparamos com um caminho agradável e atraente, com uma brisa suave nos convidando para a travessia, mas a medida que avançamos, percebemos que nos enganamos: o caminho se torna difícil, doloroso e intolerável. Insistimos, temos saudade do início em que tudo era perfeito, mas pouco a pouco percebemos que aquela trilha do princípio não existe mais.

Há momentos em que escolhemos um caminho porque alguns nos disseram que aquela era uma boa direção. Escolhemos por ouvir a voz da experiência e da razão. Ao escolher esse caminho seguro e previsível, podemos acertar ou nos enganar. Pois o que foi bom para aqueles que nos antecederam nem sempre será o melhor para nós. Com sorte, nos adaptamos. Com sabedoria, o transformamos naquilo que nos agrada.

Há ainda caminhos que ninguém trilhou, que ninguém sabe onde vai dar, mas de alguma forma essa trilha nos convida de um jeito que é impossível recusar. Ela simplesmente nos chama, e sentimos que ali é nosso lugar.

Existem caminhos que percorremos sem prestar muita atenção, e quando olhamos para trás percebemos que ele teve sua função, ainda que no momento não tenhamos levado em consideração.

Há caminhos que nos machucam e caminhos que nos salvam. Há caminhos que nos confundem e caminhos que nos dão a certeza de que estamos na jornada certa.

Há caminhos que nos fazem morrer lentamente, mas nem sempre conseguimos parar e dar marcha a ré porque nos fundimos ao chão da estrada que pisamos e não temos mais ideia de quem somos, e nem de que há outras opções de trilhas. Porém, recuar e tentar o desconhecido não significa desistir, e sim dar uma nova chance aos nossos pés.

Alguns caminhos duram apenas alguns instantes, mas nos transformam e ficam na lembrança eternamente. Há caminhos que nos aproximam do eterno, e caminhos que nos roubam a alma. Há caminhos que nos fazem evoluir e voar, e caminhos que são como caneleiras de aço presas aos nossos pés diminuindo a força de nosso passo. Há caminhos que nos libertam, há caminhos que nos aprisionam. Há caminhos que nos tornam pessoas melhores, há caminhos que destroem nosso amor próprio.

O escritor e antropólogo Carlos Castañeda (1925-1998) tem um poema lindo que diz:

“Um caminho é só um caminho,
e não há desrespeito a si
ou aos outros em abandoná-lo,
se é isto que o coração nos diz…
Examine cada um com muito cuidado e deliberação.
Tente-o muitas vezes, tanto quanto julgar necessário.
Só então pergunte a você mesmo, sozinho, uma coisa…
Este caminho tem coração?
Se tem, o caminho é bom,
se não tem, ele não lhe serve.
Um caminho é só um caminho.”
(Carlos Castañeda)

Concordo com Castañeda. Algumas vezes, não percebemos como fomos parar no meio de um caminho confuso, cheio de encruzilhadas, com setas indicando opções em todas as direções. Nesses momentos, se pergunte qual travessia tem um coração. Feche os olhos, silencie, se pegue pela mão e, mesmo contrariando a razão e longe de qualquer opinião, descubra qual direção te aproxima da sua verdade. Aquela verdade tão sua que, mesmo significando muita luta e dificuldade, te trará paz e brilho no olhar. Assim, quando tudo parecer confuso, não hesite em perguntar: esse caminho, mesmo sendo um salto no escuro, tem um coração?

Compre meu novo livro “Deixei meu coração em modo avião” aqui: https://amzn.to/3bkAgYX



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui