Você sabia que o Dia Mundial do Rock só é comemorado no Brasil? Entenda aqui

O Brasil é um dos países no mundo com mais ligação ao rock, principalmente pelo seu auge vivido nas décadas de 80 e 90. Mas apesar de ter mais destaque em outros países, ironicamente o Dia Mundial do Rock no dia 13 de julho só é celebrado aqui, quer dizer, o Brasil é o único país que de fato tem uma data oficial no calendário pra isso.

A gente explica: em 1985, aconteceu o famoso festival Live Aid, que contou com os maiores nomes da música mundial em nome de uma causa nobre: arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia. Numa das apresentações, o cantor Phil Collins sugeriu que a data fosse tomada como o Dia Mundial do Rock, mas meio que ninguém levou a sério a proposta – talvez pelo motivo do festival não ser a celebração do gênero em si, vai saber.

Fato é que aqui no Brasil, a data não foi esquecida, e posteriormente, no boca a boca mesmo, duas rádios paulistanas começaram a transmitir que este era o Dia Mundial do Rock e pegou para os brasileiros. Isso no ínicio dos anos 90 e ficou decidido assim desde então. Curioso, né?

Nos EUA, não existe um consenso ou mesmo uma data oficial por lá. Alguns celebram no dia 9 de julho, em referência ao programa de televisão “American Bandstand”, do apresentador e produtor Dick Clark, que ajudou a popularizar o gênero musical no país. Outros tomam o dia como 5 de julho por causa famosa gravação de Elvis Presley da música “That’s all right”, em 1954. Já alguns especialistas do rock, acham que o dia deveria ser o dia 9 de fevereiro, que foi a data que os Beatles se apresentaram pela primeira vez na América.

Enfim, fato que é a gente prefere 13 de julho mesmo e ficou. Há sempre uma programação bacana pra curtir, várias playlists boas sendo divulgadas e é isso. Até deixamos o link de uma aqui pra você curtir:

Escrito pela redação de A Soma de Todos os Afetos



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui