Guilherme Moreira Jr.

Os amores sutis que você deve permitir em sua vida

sim, quando falamos de amor, devemos sempre lembrar que ele é mais bonito, mais honesto e mais marcante nas suas sutilezas e detalhes.

o amor não dá mais pra ser romantizado nos seus problemas, principalmente quando se refere aos hábitos tóxicos que fazem a outra pessoa envolvida sofrer.

não tem nada a ver com existirem regras para o amor, mas também não significa que ele precise ser limitado e merecer pouco. porque amor é troca e quem desconhece essa prática, jamais conseguirá a plenitude de se perder e reencontrar junto do outro.

permitir amores sutis é também sobre todos os relacionamentos: amorosos, parentais, profissionais, passageiros das nossas rotinas, de rostos conhecidos ou não.

se você almeja amor, você deve ser amor. e permitir as sutilezas do amor requer maturidade e aprendizado emocional. é saber reconhecer e filtrar se te faz bem, se soma na sua visão de mundo, na sua inteligência de alma e coração.
ainda assim, a maior prova de que você entende das sutilezas do amor é reconhecer que ele é seu, mas enquanto posse. existe amor na outra parte envolvida e esse amor pode e tem o direito de partir.

o amor que temos grande dificuldade de aceitar é esse: o que não fica. mesmo doendo no momento do adeus, o amor é escolha e, se amamos alguém, desmerecer a felicidade dessa pessoa porque não a teremos mais é de um egoísmo incompreensível.

então, no caso do amor sobrar, transbordar ou faltar, pense bem antes de permiti-lo. é necessário o esforço de ao menos tentar deixar o amor mais leve ao nosso ritmo. às vezes sintoniza. às vezes, não.

o amor tem lugar de fala pra todos. mas ele não tem o devido descanso e serenidade em todos. talvez esta seja a mais sútil das diferenças no amor: se precisar insistir, tendo como efeito se diminuir, se sabotar e deixar de ser você, é porque o amor foi substituído por algum sentimento que não cabe mais.

não permita menos que tudo em sua vida, incluindo o amor por você e naquele que espera encontrar por aí.

Imagem de capa meramenente ilustrativa do filme To Catch a Thief (1955)

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

View Comments

  • Quando se fala de amor, geralmente se reporta ao amor homem-mulher, porque não se concebe que alguém possa viver sozinho, tendo escolhido e/ou aceito essa opção, sem depressão ou traumas, sofrimentos e dores existenciais. Quando se fala de amor, raros se lembram de todas as outras situações em que este sentimento se exterioriza de um ser para outro, por exemplo, o amor de pai e filho, ou de um tutor pelo seu cão, de forma individual ou para muitos outros seres, quando o amor se estende, sem fronteiras, caridoso, incondicional e irrestrito além dos seus próprios interesses e cobranças de dar e receber afeto, a fim de transcender os muros de uma casa e se fazer maior e mais pleno em favor de muitos. Cristo é o exemplo ideal de como o amor pode ser: absoluto, verdadeiro e desinteressado, como só Ele mesmo foi capaz de nos amar, no entanto compreende-Lo, é possível.

Share
Published by
Gui Moreira Jr
Tags: amores sutis

Recent Posts

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

5 horas ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

5 horas ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

1 dia ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

1 dia ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago