Gosta de olhar para o céu? Chuvas de estrelas cadentes vão até agosto toda madrugada

Conhecida como chuva de estrelas cadentes de Perseidas, o fenômeno anual já começou e pode ser visto a olho nu todas as madrugadas no céu, no caso do tempo estar limpo no lugar que você. Um espetáculo que você não pode perder e que vai até agosto.

Mas no caso do tempo andar ruim alguns disa na cidade que você mora, não se preocupe, como mencionamos acima, o fenômeno será possível de ser visto até agosto, mais precisamente até o dia 24.

“É preciso ir com a ideia de que, na melhor das hipóteses, você vai ver dois meteoros a cada minuto”, falou David Galadí, astrônomo no Observatório de Calar Alto (Centro Astronômico Hispano-Alemão).

E este ano vai a chuva de estrelas cadentes poderá ser vista com ainda mais clareza, já que a lua está em quarto minguante e não brilhará tanto, como aconteceu no ano passado, quando a lua cheia ofuscou a beleza de Perseidas.

Se você estiver numa região com pouca luz artificial, ou seja, longe das grandes capitais, fica melhor para assistir.

O horário mais indicado para ver os riscos brilhantes cruzando o céu é a partir das 3h da madrugada, quando a luz da lua crescente está meno brilhante.

O fenômeno acontece na direção da constelação de Aquário. Pra você não se perder e olhar para o lado errado, deixamos a dica pra você baixar qualquer aplicativo no celular que indique localização da constelação de Aquário no céu. Tem vários. É só procurar.

O fenômeno de Perseidas ocorre porque a Terra cruza anualmente os restos da cauda de um cometa, chamado 109P/Swift-Tuttle, que completa a sua órbita ao redor do Sol a cada 133 anos aproximadamente.

Ao se aproximar do Sol, o cometa se aquece, emitindo jorros de gás e pequenas partículas sólidas que terminam na nossa atmosfera.

“A uma velocidade dessas, o choque com a atmosfera é tão brusco que a temperatura dessas partículas aumenta em até 5.000 graus Celsius numa fração de segundo, por isso se desintegram emitindo um clarão. Isto ocorre entre os 100 e 80 quilômetros sobre o nível do solo”, revelou José María Madiedo, especialista no assunto e pesquisador do Instituto Astrofísico da Andaluzia (IAA-CSIC).

E em tempos de pandemia, fica essa dica maravilhosa para aproveitar a natureza:

“É crucial recuperar o contato com a paisagem natural e mais ainda se a combinarmos com o estímulo à cultura científica”.

Com informações ElPaís e History
Imagem de capa: Pixabay



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui