Estudantes de apenas 14 anos descobrem que um asteroide está em direção à órbita da Terra

Duas jovens adolescantes indianas fizeram a descoberta de que um asteroide deve cruzar com a órbita da Terra, apenas analisando as imagens de um telescópio da Universidade do Havaí.

Atualmente, o asteroide está perto da órbita do planeta Marte e deve entrar em contato com órbita terrestre daqui a
cerca de um milhão de anos, disse o SPACE India, instituto particular onde as duas adolescentes receberam treinamento.

“Anseio por quando tivermos a chance de batizar o asteroide”, disse a jovem Vaidehi Vekariya, que ainda revelou o desejo de ser astronauta no futuro.

O asteroide, batizado atualmente de HLV2514, só pode ter um nome oficial depois que a Nasa, confirmar sua órbita, disse a porta-voz do Space India.

Radhika Lakhani, a outra adolescente, afirmou estar estudando bastante: “Nem tenho TV em casa para poder me concentrar nos estudos”.

Asteroides e cometas sempre representam uma ameaça em potencial à Terra, e cientistas descobrem milhares deles todos ano após ano. Em 2013, um asteroide mais pesado do que a Torre Eiffel explodiu sobre o centro da Rússia, e sua onda de choque deixou mais de mil pessoas feridas.

As duas meninas de Surat, cidade localizada no oeste da Índia, descobriram o objeto durante uma campanha de busca de asteroides conduzida pela própria SPACE India em parceria com a Iasc (Colaboração Internacional de Busca Astronômica), um grupo de cientistas que é afiliado da Nasa.

O diretor do Iasc, J. Patrick Miller, confirmou a descoberta das jovens.

Elas usaram um software especializado para analisar as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí e fizeram essa incrível descoberta no mês passado (junho), disse a SPACE India.

Com informações CNNBrasil
Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech (20.abr.2020)



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui